(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

O cabo multiplexado de alumínio é um produto inteligente e indispensável na implementação de redes elétricas. Utilizado em redes de baixa tensão (até 0,6/1kV) é um modelo que demonstra alta performance na condução de energia. 

Ao planejar a elaboração de uma rede elétrica, é fundamental a utilização de materiais compatíveis com projeto. Isso promove não só eficiência na distribuição de energia, como também evita acidentes relacionados a sobrecarga ou mau funcionamento do produto utilizado. 

Por ser um produto versátil, o cabo multiplexado de alumínio possui inúmeras funções dentro de um projeto elétrico. Portanto, acompanhe este texto e conheça algumas das aplicações que podem utilizar essa categoria de cabo. 

O cabo multiplexado de alumínio e sua implementação

Como já citamos acima, o cabo multiplexado de alumínio pode ser utilizado em diversos tipos de instalações. Também conhecido como cabo MULTIPLEX, é um produto adequado tanto para redes de alimentação como distribuição de energia. Conheça projetos onde o cabo multiplexado de alumínio pode ser utilizado com eficiência. 


Redes aéreas

O cabo multiplexado de alumínio é ideal para utilização em redes de distribuição aéreas. Por ser um produto robusto, pode ser implementado em posts de energia e entradas de serviço.

Sendo resistente à poluição e às ações do tempo, o cabo multiplexado pode ser utilizado com sucesso em locais arborizados e áreas urbanas. 

Locais próximos ao mar

A estrutura do cabo multiplexado é altamente resistente à salinidade do ar provocada pela maresia, comum em ambientes próximos ao mar. Assim, é possível ter uma rede estável e de alta potência, mesmo em um local hostil para o seu funcionamento. 

Ramais de ligação

O cabo multiplexado também é amplamente utilizado para interligar ramais de ligação. Esses ramais unem a rede de distribuição da concessionária à rede do consumidor final. 

O cabo multiplexado de alumínio é um produto indispensável para a implementação de redes de distribuição. Para tanto, a aquisição do produto deve ser conduzida com critério e com um fabricante que garanta sua eficiência. 

É um produto de grande utilização de concessionárias de energia que precisam implantar redes em diversos tipos de ambientes. Tomando como referência as práticas de aquisição realizadas pelas empresas de fornecimento de energia, é interessante entender como o produto é composto e suas funcionalidades. Isso permite a aquisição de produto com qualidade e cumprirá seu papel no projeto elétrico. Para tanto, é importante conhecer as características de fábrica do cabo multiplexado de alumínio. 

Características do cabo multiplexado de alumínio 

O cabo multiplexado possui várias particularidades em sua composição, dividida por cada detalhe específico. A seguir, listamos algumas características do cabo multiplexado de alumínio que vão facilitar a escolha certa do produto: 

Condutor de fase

Esse cabo pode ser composto somente por um fio de alumínio, se enquadrando na classe 1. Também pode ser fabricado a partir de vários fios de alumínio 1350, formando um encordoamento classe 2. É importante observar que para as seções superiores, a resistência à tração mínima é de 105 MPa. 

Condutor neutro

Além do condutor de fase, o cabo multiplexado de alumínio deve ser composto por cabo de alumínio nu, também conhecido como CA, ou cabo de alumínio liga 6201 (chamado CAL). Observar se o produto selecionado apresenta essa característica é fundamental para o bom funcionamento da estrutura elétrica. 

Isolação

Todo cabo multiplexado deve possuir uma capa de isolação fabricada com composto extrudado à base de polietileno termoplástico (PE) ou polietileno reticulado (XLPE). Essa isolação é importante para manter a temperatura adequada ao cabo isolado. Essa temperatura deve manter a máxima de 70 °C, em caso de cobertura em PE e até 90. °C, com capa em XLPE. 

Além da temperatura normal, essa isolação também precisa garantir que a temperatura em caso de curto-circuito, não passe de 130. °C para coberturas em PE e 250. °C para XLPE. Esses são requisitos de segurança indispensáveis na escolha do cabo multiplexado de alumínio. Sua tensão de isolamento é de 1000V. 

Apresentação 

O cabo multiplexado pode vir em 3 apresentações: 

  • Duplex: com fase 1 na cor preta e com o neutro do tipo Nu ou na cor azul.
  • Triplex: com fase 1 em preto, fase 2 em cinza e o neutro Nu ou na cor azul.
  • Quadruplex: com fase 1 na cor preta, fase 2 em cinza, fase 3 em vermelho e o neutro Nu ou em azul. 


Outra característica indispensável para o cabo multiplexado de alumínio é ser desenvolvido em total acordo com a Norma NBR 8182 — Cabos de potência multiplexados autossustentados com isolação extrudada de PE ou XLPE, para tensões até 0,6/1 kV. 

Vantagens do cabo multiplexado de alumínio 

Além da sua versatilidade, esse modelo de cabo apresenta inúmeras vantagens, principalmente em comparação com modelos mais antigos de cabos com coberturas do tipo WPP. O cabo multiplexado de alumínio apresenta menor reatância indutiva. Isso por seus condutores serem mais próximos. Como resultado, a rede de energia fica menos suscetível a quedas, mantendo um bom fator de potência. Também pode ser ideal para ser implementado em locais que possuem pouco espaço físico. 

Outra vantagem, já citada acima, é manter o bom funcionamento da rede em locais de atmosferas hostis, como áreas marítimas. Em relação à instalação, o cabo multiplexado de alumínio é um produto de fácil manuseio, dispensando a utilização de suporte tipo cruzeta e isoladores. Esse fator contribui para uma rede eficiente e instalada com mais rapidez e economia. 

Cabo multiplexado de alumínio é com a Cabomaq!!

Seja qual for o tipo da sua implementação que exija a aquisição de cabo multiplexado de alumínio, o ponto certo é a Cabomaq

Com ela, você pode contar com uma linha de cabos fabricados de acordo com normas exigidas e com altos padrões de qualidade. A Cabomaq também está pronta para auxiliar em todas as suas dúvidas em relação ao tipo de produto adequado para seu projeto. 

Venha conhecer a Cabomaq e garanta para sua rede elétrica as melhores soluções de cabo multiplexado de alumínio do mercado. 

 

Esse artigo foi útil para você? Então compartilhe com outras pessoas e siga nosso blog para estar sempre atualizado. Até a próxima! 🙂