(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

O cabo multipolar é um dos itens primordiais para a implementação de instalações elétricas. Por ser um produto prático e poder ser utilizado amplamente nos projetos de redes elétricas, ter conhecimento de suas características facilita o processo de instalação e comercialização. 

Muitas vezes, o fornecedor de cabo multipolar pode oferecer uma grande ajuda ao instalador, indicando as melhores soluções compatíveis para o tipo de projeto a ser implementado. Para tanto, quem trabalha com revenda de cabo multipolar deve não só conhecer suas características como também trabalhar com fabricantes de ponta. 

Para quem deseja entender mais sobre este cabo, não só para orientar o cliente, mas para selecionar um produto de qualidade, basta continuar a leitura desse artigo.

 

O que é o cabo multipolar? 

É um tipo de cabo com duas veias internas, bastante utilizado para a implementação de instalações elétricas fixas de baixa tensão. Está presente em residências, estabelecimentos comerciais ou até mesmo em parques industriais. 

Pode também ser utilizado em circuitos de alimentação e distribuição de força, em redes aéreas e condução de energia. Neste último caso, o cabo multipolar pode ser implementado em canaletas, eletrodutos, leitos ou até mesmo sob à terra. 

É importante ressaltar que o cabo multipolar deve sempre ser instalado em acordo com as normas de instalações elétricas NBR 5410.

Uma das facilidades do cabo multipolar nas instalações é ser bem flexível. Outra vantagem é contar com uma proteção mecânica a partir do material que compõe sua capa isolante. Isso promove uma maior resistência quando a instalação é realizada em ambientes que possuem maior umidade. 

Com essas características interessantes, o cabo multipolar é ideal desde residências, comércios e indústrias a subestações de energia.

Características relevantes do cabo multipolar 

Quanto às suas características físicas, o cabo multipolar possui uma série de particularidades que devem ser consideradas no momento de selecionar o material. 

O cabo multipolar é fabricado em diversos modelos. Para cada tipo existem variações em seus condutores, apresentados em cores específicas para facilitar a instalação e selecionar a melhor categoria que se adéqua ao tipo de instalação. 


Condutores

O cabo multipolar possui condutor de fase composto de fios de cobre nu, têmpera mole e encordoamento de classe 5. Com essa característica é um produto que pode ser utilizado com eficiência em instalações de aterramento. 

Sistema de isolação 

O cabo multipolar possui um sistema de isolação interessante, que promove segurança em casos de curtos circuitos na instalação. Isso porque ele conta com isolação em  HEPR (borracha etilenopropileno), isento de metais pesados. Classe térmica 90°C.

Além da sua resistência às temperaturas, a composição de isolamento do cabo multipolar evita a propagação de chamas e possui propriedade de auto extinção de focos de fogo. Essa é uma característica muito importante e deve ser considerada na  implementação do projeto e na indicação de produtos para as instalações do cliente final!

Cobertura 

Outra característica deste cabo é a cobertura termoplástica à base de PVC/ST1. Como vimos acima, esse tipo de composição possui resistência a chamas em caso de curtos circuitos.

Em função desta construção, e matérias utilizadas, os cabos Multipolares podem ser utilizados em instalações com tensão de até 1kV.

O cabo multipolar conta com identificação das veias internas por cores, o que facilita o momento de instalação:
  • Cabo bipolar, com isolação em preto e azul-claro.
  • Cabo tripolar, com isolação em preto, banco e azul-claro.
  • Cabo tetrapolar, com isolação em preto, branco, vermelho e azul-claro.
  • Cabo pentapolar, com isolação em preto, branco, vermelho, azul-claro e verde.

Com esse esquema de identificação padrão é possível definir os pontos corretos da instalação que receberá o tipo adequado de cabo multipolar.

Como também auxiliar o cliente final ou instalador sobre a importância de seguir os padrões de identificação. 

Geralmente, o cabo multipolar é fornecido pelo fabricante acondicionado em rolos, bobinas de madeira, conforme a quantidade solicitada pelo cliente. Outro ponto importante: todo cabo multipolar deve ser fabricado conforme a norma NBR 7286 – cabos de potência com isolação extrudada de borracha etilenopropileno (EPR) para tensões de 1 kV a 35 kV – requisitos de desempenho.

 

Vantagens exclusivas do cabo multipolar 

Com todas as características apresentadas, é possível entender que o cabo multipolar é um produto versátil e que não apresenta dificuldades em ser instalado. Além disso, é um produto que proporcionará segurança à instalação elétrica. 

Mas uma grande vantagem é o custo benefício proporcionado ao cliente final. Essa é uma característica marcante, o que aumenta sua procura no mercado. Afinal, é um produto prático, de alta qualidade, seguro e pode ser instalado em diversos empreendimentos. Com todas essas vantagens, ainda ter um preço justo, faz do cabo multipolar um produto indispensável para qualquer projeto ou ponto de revenda. 

Adquira cabo multipolar com a Cabomaq!

No momento de definir seu projeto elétrico ou repor seu estoque de revenda, conte sempre com a Cabomaq. 

Aqui você encontra uma linha completa de cabos de cobre ou alumínio que vão atender a todas as suas necessidades. Se você é instalador ou empresa, tenha a certeza de estar utilizando produtos de ponta em seu projeto. Se é revendedor, leve o que há de melhor em segurança e eficiência para seus clientes!

Com a Cabomaq, você adquire produtos fabricados com altos padrões de qualidade e totalmente compatíveis com as normas de segurança exigidas!

 

Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes e continue acompanhando nosso blog para mais dicas. 

Até a próxima! 🙂