(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

O mercado disponibiliza diversos modelos de cabos de alumínio e cobre. Com tantas variedades, é comum ter dúvida sobre qual escolher na hora de implementar projetos elétricos.

Tanto o cabo alumínio como de cobre possuem características específicas que potencializam sua utilização em determinados tipos de redes elétricas. Portanto, conhecer as propriedades de cada tipo é importante para garantir instalações seguras e eficientes.

Continue a leitura deste artigo e entenda a diferença entres os cabos de alumínio e cobre e como suas propriedades podem ser bem aproveitadas para cada tipo de instalação elétrica. Aproveite!

Quais as diferenças entre cabos de alumínio ou cobre?

Tanto o cobre como o alumínio possuem ótima condutividade elétrica. O cobre começou a ser utilizado no segmento elétrico após a Segunda Guerra Mundial e teve uma ampla colocação no mercado.

Com o tempo, o alumínio também demonstrou boa eficiência para ser utilizado em instalações elétricas. Com estudos mais aprofundados no segmento elétrico, foi possível avaliar as propriedades distintas de cada um e para quais tipos de instalações cada um se adequa.

Os cabos de cobre são geralmente utilizados em condutores elétricos, justamente por possuir ótimas propriedades elétricas e mecânicas.  Já os cabos de alumínio são comumente utilizados para linhas aéreas de transmissão de energia.

Algumas características que marcam as diferenças entre os cabos de alumínio e cobre são:

  • Capacidade de condução elétrica.
  • Peso entre os dois materiais.
  • Propriedades mecânicas.
  • Valores de mercado.
  • Áreas de aplicação.

A seguir, veremos com um pouco mais de detalhes como são essas diferenças entre os cabos de alumínio e cobre.

Condução elétrica

O cobre e o alumínio possuem baixa resistividade e são dúcteis. Porém, a resistividade do alumínio é 65% maior do que o cobre. Logo, ao conduzir uma mesma corrente elétrica, os cabos de alumínio vão utilizar maior seção nominal em relação aos cabos de cobre.

A condução de energia por cabos de cobre possui maior fluidez em relação aos cabos de alumínio, já que temos menor resistência elétrica no cobre.

 

Peso

Os cabos de alumínio são mais leves que os cabos de cobre. Possuem até 3 vezes menor densidade por unidade de massa do que o cobre.

Devido a sua leveza, os cabos de alumínio são mais utilizados em implementação de linhas aéreas de energia, sendo conectados diretamente com as usinas elétricas.

Propriedades mecânicas

Os cabos de alumínio são resistentes à tração e fluência, porém os cabos de cobre são mais resistentes dentro destes critérios.

Outra diferença marcante entre o cobre e o alumínio é o processo de oxidação. É interessante ressaltar que, quando os cabos de cobre são expostos por mais tempo ao ar e umidade, ele gera um carbonato simples de cor esverdeada, formado pelo óxido presente no cobre. Esse carbonato forma uma capa protetora para o metal. 

Já os cabos de alumínio sofrem dilatação, sendo menos resistente à oxidação provenientes do ar. Mas assim como o cobre, também forma uma camada de óxido de proteção. Porém, essa oxidação em excesso pode elevar a resistividade dos cabos de alumínio, gerando superaquecimento das suas conexões.

Áreas de aplicação

Os cabos de cobre são utilizados em aplicações que requerem maior volume de
energia trafegada em função do espaço disponível, como é o caso de cabeamentos
em aparelhos elétricos.

Também são amplamente utilizados para instalações internas residenciais e comerciais de baixa tensão, mantendo conformidade com a norma ABNT NBR 5410. Por serem resistentes a oxidação e corrosão, são muito eficientes para instalações em áreas litorâneas, que sofrem incidência de maresia.

Por sua leveza, os cabos de alumínio possuem ótimo desempenho para instalações nas usinas de energia e linhas de transmissão aéreas

Sendo um metal maleável e resistente a dobraduras, os cabos de alumínio podem ser utilizados também em instalações embutidas de baixa, média e alta tensão que precisam utilizar um material mais leve.

Para tensões de baixa tensão, as aplicações que utilizam cabos de alumínio também devem obedecer às normas da ABNT NBR 5410.

Valores de mercado

Alumínio e cobre são metais abundantes no meio ambiente. O cobre é o terceiro metal mais consumido no mundo. 

Em relação aos valores de mercado, o alumínio representa um menor preço em relação ao cobre. Em alguns momentos, o alumínio chegou a apresentar oito vezes menor valor do  cobre.

Mesmo com a grande diferença de preços, a indústria elétrica consome hoje 70% do cobre produzido. Em contrapartida, o alumínio possui um consumo de 13%.

Ambos metais possuem fontes e métodos de extrações distintas, porém o cobre lidera o mercado em suas aplicações e utilização no mercado de eletricidade.

Como vimos, existem grandes diferenças entre os cabos de alumínio e cobre. Conhecer as características predominantes de cada um deles favorece a escolha do material no momento de executar um projeto elétrico. 

Antes de fechar a aquisição de cabos de alumínio ou cobre, é importante manter atenção em alguns fatores importantes para garantir o sucesso do projeto e sua segurança. É sobre isso que falaremos no próximo parágrafo.

Cuidados para a implementação de cabos de alumínio e cobre

Seja a compra de cabos de alumínio ou cobre, alguns fatores são determinantes para que uma instalação elétrica funcione de maneira adequada e segura.

Primeiramente, é preciso cuidar dos detalhes do projeto para a escolha correta do tipo de cabo adequado para cada local. 

Outro fator importante é verificar as normas de segurança, tanto para as instalações elétricas como para os cabos. Cabos de alumínio e cobre precisam ser desenvolvidos em conformidade às normas de segurança estabelecidas. Isso evita o descumprimento das normas e problemas futuros na instalação.

O fabricante de cabos também é outro fator que deve ser observado. Ele precisa garantir que seus cabos de alumínio e cobre sejam fabricados de acordo com as normas exigidas e com matéria-prima de qualidade. Isso favorece o desempenho da instalação e mantém sua segurança.

Para aquisição segura de cabos de alumínio ou cobre, conheça as soluções da Cabomaq.

Cabos de alumínio ou cobre são com a Cabomaq!

Para trabalhar com cabos de alumínio ou cobre com garantia de qualidade e procedência, a solução é a Cabomaq.

Você pode contar com sua experiência de mais de 30 anos com a fabricação de cabos de cobre e alumínio, garantindo para seu projeto soluções de alta performance e fabricados com qualidade e em conformidade com as normas exigidas. 

A Cabomaq trabalha com uma equipe especializada que garante total suporte na compra de cabos de alumínio ou cobre, atendendo clientes em todo o Brasil. 

Entre em contato com a Cabomaq garanta cabos de alumínio ou cobre com quem é especialista no segmento.

Esse artigo te ajudou? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para outras novidades.  Até a próxima! 🙂