(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

Cabos elétricos são produtos indispensáveis para a implementação de redes de energia e instalações elétricas. O mercado oferece inúmeros modelos, cada um destinado a uma funcionalidade diferente.

Durante a estruturação de projetos elétricos, é muito comum ter dificuldades na definição de qual modelo é mais adequado. Principalmente para ambientes peculiares, como o caso de locais à beira-mar. Essa dificuldade na escolha do cabo elétrico ideal pode ser apresentada tanto pelo instalador quanto pelo revendedor, que muitas vezes precisam orientar seus clientes.

Para facilitar essa questão, listamos neste artigo as diferenças entre os principais cabos elétricos existentes no mercado, além de suas implementações e características.

 

O que são cabos elétricos?

Os cabos elétricos são produtos de alta versatilidade e podem ser utilizados em diversos tipos de implementações elétricas. A principal diferença entre fios e cabos elétricos é que este último é fabricado a partir do encordoamento de diversos fios. Isso aumenta sua resistência e flexibilidade no momento da utilização.

Os cabos elétricos são fabricados em cores e espessuras diferenciadas para atender demandas específicas em uma instalação elétrica. Sua empregabilidade é a distribuição de energia em redes elétricas ou levar eletricidade para residências e empreendimentos.


Características principais dos cabos elétricos

Os cabos elétricos são fabricados em diversas bitolas, conforme sua área transversal. Quanto maior a área transversal, maior é a quantidade de energia que um cabo pode transmitir.  Vamos conhecer os principais modelos disponíveis no mercado e suas diferenças.

Modelos de cabos elétricos e suas diferenças

O mercado disponibiliza diversos modelos de cabos elétricos. É importante conhecer um pouco sobre esses modelos e suas implementações, até mesmo para orientar o cliente final no momento da compra.

1 – Cabo flexível

O cabo flexível é fabricado com fios de cobre mais finos que permitem sua flexibilidade. É muito utilizado para instalações elétricas internas, visto que pode ser conduzido facilmente pelo eletroduto. Por ter uma cobertura isolante de PVC, o cabo flexível não atinge altas temperaturas que podem originar curtos-circuitos e incêndios.


2 – Cabo rígido

O cabo rígido possui uma estrutura mais robusta, portanto é indicado para a implementação de redes elétricas de entrada, redes de distribuição de energia, aterramento e outras implementações que exijam um produto de maior resistência.

Possui capa de isolamento em PVC com composto termoplástico, que evita a propagação de chamas e extingue focos de fogo. Essa característica é importante para manter a segurança das redes de distribuição. No caso de aterramento o cabo é utilizado sem isolação, ou nú.

3 – Cabo PP

O cabo PP é composto por condutores de fios de cobre. Seu maior diferencial é ser fabricado com duas coberturas de PVC. Por essa característica de segurança, o cabo PP pode ser utilizado em ambientes industriais, na instalação de maquinário de grande porte, ou instalações elétricas internas, como a ligação de eletrodomésticos.

Uma curiosidade sobre o cabo PP é a ampla utilização na iluminação decorativa, a partir de luminárias pendentes. É um produto versátil e seguro para a instalação de equipamentos diversos.


4 – Cabo paralelo

Os cabos paralelos são fabricados por fios de cobre e cobertura de isolamento em PVC. Por sua composição, os cabos elétricos paralelos também são considerados flexíveis. São destinados para instalações de luminárias e aparelhos eletrônicos de pequeno porte. Pode ser confeccionado com espessuras de 2×0,5 mm² a 2×4 mm².


Cuidados na escolha do modelo de cabos elétricos

Mesmo com todo o conhecimento necessário sobre os modelos de cabos elétricos presentes no mercado, quem trabalha com a revenda precisa tomar alguns cuidados. Isso é importante para garantir não só a credibilidade do ponto de venda como também a segurança do cliente final.

Já vimos que existem diversos modelos de cabos elétricos disponíveis e cada um possui características que condizem com o tipo de instalação. Por isso, ter atenção em alguns pontos garante não só um projeto de alta performance como seguro. Veja alguns cuidados na escolha do modelo de cabos elétricos:


Procedência do fabricante

É importante adquirir produtos com um fabricante que utiliza matéria-prima de alta qualidade. Isso garante não só a eficiência como a segurança da instalação elétrica. Para quem trabalha com revenda, trabalhar com um produto de baixa qualidade pode comprometer a reputação da loja.


Normas exigidas

O produto deve ser fabricado de acordo com as normas exigidas. É importante lembrar que para cada modelo de cabos elétricos, existe uma norma específica que regulamenta suas características e empregabilidade. Portanto, só trabalhe com cabos fabricados dentro das normas exigidas, sendo um reforço na segurança do produto.


Detalhes do projeto elétrico

Ao elaborar um projeto elétrico, é preciso estar atento a todos os detalhes dos pontos de instalação. Cada um vai exigir um modelo de cabo elétrico distinto, não só para garantir a distribuição eficiente de energia, mas também para evitar curtos-circuitos ou acidentes mais graves.

O projeto elétrico precisa ser cuidadosamente desenvolvido com as previsões corretas dos pontos de instalação e como eles serão utilizados. Esses detalhes são importantes até mesmo para facilitar a escolha do modelo certo de cabos elétricos.

 

Como vimos, o mercado oferece muitos modelos de cabos elétricos. E conhecer suas características e funcionalidades dentro de uma instalação elétrica é fundamental para implementar um projeto de rede elétrica seguro, como também orientar o cliente final sobre a opção correta de cabo elétrico que ele deverá utilizar. Isso também é diferencial para implementar um projeto eficiente e seguro.

 

A Cabomaq é a empresa ideal para a aquisição de cabos elétricos!

Trabalhando com diversos modelos de cabos elétricos, a Cabomaq garante produtos de alto padrão, desenvolvidos com matéria-prima de qualidade comprovada e dentro de todas as normas exigidas.

Se procura excelência para os modelos de cabos elétricos que precisa, a solução é a Cabomaq.

 

O que achou deste artigo? Compartilhe com outras pessoas em suas redes sociais e siga nosso blog para receber mais novidades. Até a próxima! 🙂