(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

Com a chegada de climas mais quentes, as fortes chuvas aparecem também, e com isso, temos que lidar com a falta de energia repentina. O período onde isso mais ocorre é entre os meses de outubro a janeiro, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Os vendavais acabam prejudicando o sistema elétrico em grande parte do país nesta época do ano. Sendo assim, a falta de energia acaba se tornando recorrente.

Os picos de tensão e anomalias na rede elétrica ocasionam problemas sérios em eletrônicos, como computadores, televisores, geladeiras, entre outros aparelhos. Portanto, se prepare para os próximos meses, vamos ver como proteger os aparelhos contra possíveis danos causados pela repentina falta de energia. Continue lendo:

Como a falta de energia pode interferir no seu dia a dia? 

A falta de energia repentina, assim como outros problemas elétricos, tais como flutuações e tensões, podem ocasionar danos aos eletrônicos conectados na tomada. Estes danos resultam na queima dos mais diversos aparelhos, sendo assim, não é só um problema que afeta apenas ambientes domésticos. Geralmente os mais prejudicados são empresas e hospitais, que possuem equipamentos e servidores dependentes da rede elétrica.

No âmbito empresarial, além de poder queimar os equipamentos, a falta de energia provoca queda de produtividade (mesmo que ela ocorra por alguns minutos), ou seja, gera prejuízo para a organização.

Já nos hospitais, a falta de energia pode custar mais do que dinheiro, pode acabar levando algumas vidas. Por isso, outros métodos devem ser adotados, tanto para a prevenção de danos aos equipamentos, quanto um “plano B” para não deixar a falta de energia ser tão prejudicial.

Mediante estes cenários, fica bem mais fácil entender a importância da proteção elétrica para os equipamentos.

 

Como proteger aparelhos eletrônicos da falta de energia?

Como a falta de energia não é um evento tão inusitado, já existem nos mercados equipamentos que inibem os danos da rede elétrica nos aparelhos eletrônicos. Eles podem ser mais simples ou rebuscados, isso dependerá da sua necessidade.

Como solução doméstica, podemos utilizar estabilizadores de tensão, filtros de linha e nobreaks. Isso dependerá da sua necessidade. Já em empresas e hospitais, os aparelhos mais tradicionais são os nobreaks, com tecnologia mais completa para aguentar tensões maiores.

Vamos falar um pouco sobre estas soluções para que você possa escolher a que mais acha coerente:

Estabilizadores de tensão e filtros de linha

Ambos dispositivos, quando de baixa qualidade, podem mais atrapalhar com as tensões do que realmente ajudar. Quando encontramos um dispositivo deste por menos de 100 reais, é certeza de que não irá funcionar como o esperado, já que são produtos caros para fabricação.

Sendo assim, os estabilizadores pararam de ser amplamente comercializados, como era no caso da década de 90. Portanto, já sabe, comprar estabilizadores e filtros de linha apenas de qualidade. Esta maneira de proteger seus aparelhos eletrônicos da repentina falta de energia pode não ser a que mais te agrada, justamente pelo valor, então vamos ver a próxima solução:

Nobreaks

Os mais simples, geralmente utilizados em casa, guardam poucos minutos de energia após uma repentina falta de energia. Isso é o suficiente para que você possa se preparar para a queda de energia. Caso esteja realizando um trabalho, por exemplo, você conseguirá salvar seu projeto antes do computador desligar.

Já no caso de empresas e hospitais, para a falta de energia, os nobreaks precisam ser mais robustos, armazenando até mesmo horas de energia, mantendo os equipamentos ligados. Estes, por serem muito grandes, não se enquadram para uso doméstico, já que não seria viável ter um equipamento deste porte.

Utilizar nobreaks com os geradores é muito comum, já que os geradores levam alguns minutos para serem acionados.

 

Fonte de alimentação

A fonte de alimentação é uma solução para danos causados pela falta de energia a aparelhos eletrônicos. Embora não seja tão barato, além de economizar energia, o dispositivo ainda corrige anomalias elétricas e protege seus eletrônicos. Podem fazer o papel de estabilizadores e filtros de linha com maior qualidade.

Instalação elétrica com qualidade e segurança

Uma instalação elétrica deve seguir rigidamente as normas de segurança para evitar a falta de energia. Por isso, é de suma importância utilizar materiais excelentes, e isso inclui os cabos responsáveis pela condução de energia, claro.

Contudo, você precisa conhecer a Cabomaq! Estamos há mais de 30 anos tratando de forma séria as necessidades de nossos clientes, são cabos de qualidade, com atendimento rápido e prazos cumpridos.

Não corra riscos, invista em segurança, tenha cabos de alta qualidade em seu patrimônio! Entre em contato com a nossa equipe para solucionar qualquer dúvida.

 

O que achou do conteúdo? Esperamos que tenha gostado e compreendido toda a explicação! Até breve 🙂