(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

Os isolantes elétricos são essenciais em diversos produtos e máquinas que fazem uso das instalações elétricas como base para funcionar. Então, confira neste artigo quais são os principais e os usos mais comuns na rotina das pessoas.

 

 

E então, o que são isolantes elétricos?

 

São materiais que resistem a altas cargas de energia elétrica. Isso porque, tem baixa quantidade de elétrons livres à temperatura ambiente. Por isso, não permitem a circulação dessas cargas, de modo diferente dos condutores.

De forma resumida eles evitam que ocorra um choque elétrico ou perda de energia em cabos e fios e que ela trafegue pelo caminho correto. Assim, é comum o uso na eletrônica e elétrica. Então, veja em seguida uma lista com os principais isolantes:

  • Plástico;
  • Vidro;
  • Borracha;
  • Silicone;
  • Óleo, entre outros.

Água pura deionizada também atua como um isolante, além disso, eles têm tipos de acordo com a sua tensão. Por fim, protegem animais e seres humanos e isolam a eletricidade nos circuitos.

 

 

Como os isolantes elétricos são usados?

 

Um fio é um isolante para energia. De modo geral, seu interior é feito de um metal como cobre. Já a parte externa é blindada com um material que mantém essa energia dentro cabo.

Há outros usos em equipamentos como os que você verá em seguida:

  • Geradores de energia;
  • Motores elétricos;
  • Transformadores, entre outros.

Aparelhos eletrônicos de uso comum na nossa rotina, como computadores, também têm isolantes na sua composição.

 

 

Resistência e condutividade

 

O que determina se um material é resistente ou condutor é o quanto ele se resiste à passagem de energia elétrica. Assim, são inversamente proporcionais, ou seja, quanto mais condução menos resistência e o mesmo para o contrário.

Alguns isolantes elétricos podem ser polarizados e isso aumenta a sua resistência às cargas elétricas. Logo, eles recebem o nome de dielétricos por terem esta característica e são mais usados em superfícies de contato.

 

 

É possível transformar isolantes elétricos em condutores?

 

Os materiais que sofrem tensão mecânica, temperaturas elevadas ou que estão em condições especiais e com grandes diferenças de potencial, permitem que essa transformação ocorra. Isso porque, há a colisão entre elétrons e átomos no processo.

 

 

A importância dos isolantes elétricos

 

Manter a segurança e evitar choques elétricos é a função essencial de um isolante. Por isso, a falta de um isolante em fios e cabos elétricos pode casar acidentes, como:

  • Feridas fatais por conta de movimentos involuntários;
  • Mortes devido a problemas no bombeamento do coração;
  • Contração muscular.

Esses são os perigos para qualquer ser vivo. Mas, o isolamento também protege os materiais onde a energia transita. Vale ressaltar que esse processo não é vitalício, logo, é necessário usar o material adequado para cada situação.

 

 

Tipos de isolação para condutores elétricos

 

A escolha do material para o processo de isolação da energia é essencial para o bom funcionamento, durabilidade e resistência de uma rede elétrica. Por isso, rasgos ou furos nos isolantes elétricos podem ocasionar vários problemas.

Confira em seguida os principais tipos de isolação e como funciona cada um deles, assim como, qual a temperatura máxima que cada tipo de material suporta:

 

EPR

Feito com borracha etileno-propileno também conhecida como EPR, com uma rigidez única que oferece mais flexibilidade. Além disso, o fato de ser resistente à água confere destaque ao produto. Ainda assim, suporta até 250°C.

 

PVC

Suporta temperatura de até 70°C, por isso é indicado para circuitos de baixa tensão. Ou seja, com até 1000V. Então, são mais usados em residências, empresas e comércios.

 

HERP

Uma variação do ERP tem as mesmas características, porém, com o uso em fábricas. Nesse sentido, só o que muda é a sua aplicação.

 

XLPE

Muito resistente a impactos e popular pelo custo-benefício. Assim, suporta temperaturas entre 90°C e 250°C.

 

 

Mitos e dicas

Veja alguns mitos e dicas sobre eletricidade para você usar no seu dia a dia, bem como, esclarecer possíveis dúvidas sobre o tema.

 

Energia durante as tempestades

É possível que uma sobretensão causada por um raio atinja a rede elétrica. Por isso, não é recomendado o uso de chuveiros, telefone ou até mesmo o ferro de passar durante as tempestades.

 

 

Fitas isolantes e adesivas são todas iguais

As fitas isolantes são feitas com um material próprio para este fim. Logo, não adianta substituir por outros materiais como fita adesiva, por exemplo. Assim, é importante o uso do material correto.

 

 

O tipo de fio para ligar um equipamento não importa

Usar fios de telefone, de rede de computadores ou abajures, por exemplo, como fios para ligar equipamentos elétricos é incorreto e perigoso. Isso porque, os fios possuem o diâmetro e isolantes elétricos adequados para conduzir energia.

 

 

É bom retirar os equipamentos da tomada quando não estiverem em uso

Mesmo que não estejam em uso, muitos equipamentos continuam com cargas elétricas em standby. Por isso, é importante tirar da tomada para evitar qualquer tipo de sobrecarga, bem como, reduzir os custos com a conta de luz no final do mês.

 

 

Isolantes elétricos, essenciais para a segurança!

 

Agora você sabe tudo sobre isolantes elétricos, bem como, seus usos mais comuns. Então, fique atento às dicas do artigo e tenha uma vida mais segura e livre de imprevistos elétricos que podem ser causados pelo mau uso desses materiais.

Preste atenção também na hora de comprar estes produtos. Assim, a CABOMAQ FORESTIERI é hoje a melhor opção no mercado quando se fala em fios e cabos elétricos.