(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

Os cabos de cobre são produtos de alta utilização na implementação de instalações elétricas. Além de ser um produto que proporciona uma excelente condutividade elétrica, possuem um ótimo custo benefício.

Os cabos de cobre podem ser aplicados em diversos tipos de instalações, principalmente para a condução de energia em residências. Isso porque as normas ABNT NBR 5410 e a NBR 13570 proíbem o uso de condutores de alumínio em locais residenciais ou de permanência de pessoas, como hotéis, hospitais, dentre outros.

Dentro da categoria dos cabos de cobre, existem diversos modelos utilizados para funcionalidades diferentes dentro de um projeto elétrico. Ao longo deste artigo, você conhecerá os tipos de cabos de cobre mais procurados no mercado!


Os cabos de cobre mais procurados no mercado

Os cabos de cobre são classificados considerando sua flexibilidade. Essa classificação dos cabos de cobre é apresentada da seguinte forma:

  • Classe 1: Fios sólidos.
  • Classe 2: cabos rígidos.
  • Classes 4 e 5: cabos flexíveis.
  • Classe 6: cabos extra flexíveis.

Dentro de cada classe existem modelos de cabos de cobre específicos, indicados para instalações diferenciadas. A seguir, conheceremos os cabos de cobre mais procurados no mercado de acordo com sua classificação.


Cabos rígidos

Por serem mais resistentes, os cabos rígidos são utilizados para redes de distribuição, redes de entrada ou estruturas de aterramento. No mercado, encontramos os seguintes modelos de cabos de cobre rígidos:

1- Cabo Classe 2 Rígido 1KV: possui cobertura de isolamento extrudada em borracha etileno propileno (EPR, HEPR ou EPR 105), destinado para tensões de 0,6/1 kV. É utilizado para instalações elétricas prediais ou redes de distribuição. Esse tipo de cabo deve se enquadrar na NBR 7286.

2- Cabo Classe 2 Rígido: Possui capa isolante em PVC, indicado para tensões de 450/750V. Deve obedecer às especificações da norma NBR 6524 sendo utilizado para instalações elétricas comuns.

3- Cabo classe 2 NU: é composto de cobre com pureza 99,9%, seção circular, têmpera meio-dura, classe 2A e 3A de encordoamento. É regulamentado pela norma NBR 6524 e não possui nenhuma capa ou revestimento. O cabo NU é utilizado em redes elétricas e sistemas de aterramento.


Cabos flexíveis

Os cabos de cobre flexíveis possuem grande utilização em instalações em ambientes internos, servindo como condutores para a energia e funcionamento de aparelhos eletrônicos. Os tipos de cabos flexíveis mais procurados no mercado são:

1- Cabo flexível: é indicado para tensões de 750V e 1KV e possui cobertura que varia entre os materiais PVC, HERP e XLPE, com ação anti-chamas. O cabo flexível, em geral, é utilizado para instalações elétricas prediais e residências e possui apresentação em diversas cores e espessuras.

2- Cabo PP: se enquadra na classe 5, possuindo uma capa dupla de PVC. Sua estrutura e flexibilidade facilitam o manuseio e deslize pelo eletroduto. O cabo PP é indicado para instalações elétricas de baixa tensão.

3- Cabo paralelo: é fabricado nas classes 4 ou 5, seguindo a NBR NM247-5. Possui isolamento em PVC e alta flexibilidade. Por essas características é bastante utilizado para sistemas de iluminação, aparelhos de pequeno porte, além de sistemas de som e imagem.

4- Cabo não halogenado (ATOX): é fabricado dentro da classe 5 e com materiais livres de halogênios. É indicado para instalações de baixa tensão e locais que possuem grande tráfego de pessoas, como centros comerciais. Suas propriedades evitam a propagação de chamas e a emissão de fumaça tóxica.


Dentre os diversos modelos de cabos de cobre presentes no mercado,
esses são os mais procurados para a implementação de projetos elétricos diversos. O cabo de cobre é um produto versátil e proporciona grandes vantagens quando utilizado. Confira.


Vantagens da utilização de cabos de cobre

Como já vimos anteriormente, as normas ABNT NBR 5410 e a NBR 13570 permitem somente a utilização de cabos de cobre em residências. Mas independente da normativa vigente, a utilização desse tipo de produto traz diversos benefícios para os projetos elétricos. Alguns deles são:


1 – Ótimo custo benefício:
além de terem um preço bem acessível, os cabos de cobre possuem baixo consumo de energia, gerando economia também na utilização dos recursos elétricos.

2 – Excelente condução elétrica: o cobre é um ótimo condutor de calor e eletricidade, facilitando a distribuição de energia.

3 – Resistência e durabilidade: possuem alta resistência e durabilidade. Por isso podem ser utilizados em instalações subterrâneas, aéreas ou em áreas litorâneas.

4 – Facilidade de instalação: É um produto de fácil manuseio e instalação, dispensando conectores especiais. Isso também reduz custos na implementação.

5 – Isolamento de segurança: os cabos de cobre são revestidos por materiais que garantem segurança em casos de sobrecarga, altas temperaturas ou curtos-circuitos. Geralmente suas capas são compostas por PVC, XLPE ou EPR, que possuem propriedades que evitam a propagação de chamas.

 

Mesmo com todas as vantagens, a qualidade e procedência dos cabos de cobre são fundamentais para que os benefícios do produto possam ser aplicados nas instalações elétricas.

Trabalhar com bons fabricantes que utilizam matéria-prima de qualidade e procedência é fundamental para garantir o sucesso dos projetos de energia. Agora que já sabe quais são os cabos de cobre mais procurados do mercado, escolha uma solução com alto padrão de qualidade.

Conheça a Cabomaq!

A Cabomaq é a empresa ideal para adquirir os tipos de cabos de cobre fabricados com garantia total de qualidade.

Se você trabalha com revenda, faça a reposição do seu estoque com uma linha de produtos desenvolvidos dentro de rigorosos padrões de qualidade e em conformidade com as normas de segurança exigidas.

Se você é instalador, na Cabomaq você irá adquirir as melhores soluções do mercado para implementar seu projeto elétrico com segurança e alto desempenho. Para trabalhar com os modelos de cabos de cobre mais procurados no mercado e com garantia de procedência, fale com a Cabomaq.

 

Esse artigo te ajudou? Compartilhe nas suas redes sociais e continue seguindo nosso blog para receber novidades exclusivas. Até a próxima!