(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

Atualmente, o cabo de alumínio é um dos produtos que mais consomem esse tipo de matéria-prima, segundo informações da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio). Por ser um material abundante e que possui um ótimo custo- benefício, ele foi gradualmente substituindo o cabo de cobre. Principalmente na implementação de linha de transmissão de energia. Sua utilização no setor de energia é crescente e traz muitos benefícios!

Neste artigo, você conhecerá um pouco sobre o início da utilização do cabo de alumínio para a linha de transmissão de energia, suas aplicações e vantagens.  Boa leitura!

 

Quando o cabo de alumínio iniciou seu papel em linha de transmissão de energia

 

A utilização de cabo de alumínio para implementação de redes aéreas de energia iniciou após da Segunda Guerra Mundial, quando foram descobertas as propriedades mecânicas do material para a transmissão de energia em redes aéreas. Um dos motivos também que contribuíram para a escolha do alumínio foi a sua leveza.

Apesar das suas vantagens, incluindo o custo, o cabo de alumínio, assim como cabos de outros materiais, sofreu desgastes provocados por vibrações eólicas. Após diversos estudos e testes com a utilização de outros elementos, o cabo de alumínio se tornou a primeira opção na instalação de linhas de transmissão de energia. 

Além de redes aéreas, o este tipo de cabo também participa de instalações subterrâneas. Para cada tipo de implementação, existe um modelo específico de cabo de alumínio.  Especificamente para linha de transmissão de energia aérea, é utilizado o cabo de alumínio nu, com ou sem alma de aço.

Já nas instalações subterrâneas, os tipos de cabo de alumínio mais usados são isolados em EPR, XLPE ou blindados. O cabo de alumínio para linhas de transmissão é geralmente fabricado em alumínio liga 1350 têmpera (H19) e com encordoamento classe 2.

É importante ressaltar que todo cabo de alumínio para linha de transmissão de energia precisa estar em conformidade com as normas ABNT NBR NM-280 e ABNT NBR 7270.

Através da apresentação de algumas características, vejamos as principais vantagens da implementação desse produto para a lista de transmissão.

 

Vantagens da utilização de cabo de alumínio para linha de transmissão de energia

 

O cabo de alumínio é um produto que apresenta diversas vantagens para as linhas de transmissão, não só aéreas como também subterrâneas.

Alguns setores do segmento de energia eólica e solar também já utilizam este cabo, mediante seus benéficos. 

 

Custo-Benefício

Como dissemos no início do texto, o alumínio possui um excelente custo benefício, uma vez que a matéria-prima é muito mais disponível no ambiente. 

Outra vantagem em relação ao custo é que o cabo de alumínio é menos suscetível a roubos, o que não acontece com cobre. Isso gera uma economia no reparo de linhas de transmissão e não compromete o fornecimento de energia.


Versatilidade

O cabo de alumínio é um produto de alta versatilidade no setor de energia. Sua versão de cabo isolado é amplamente utilizada em linhas de transmissão subterrâneas para realizar a interligação de subestações de alta tensão. Por estarem em áreas urbanas, muitas vezes não é possível a instalação de linhas aéreas, mas o cabo de alumínio demonstra grande eficiência quando instalado sob o solo.


Peso

O cabo de alumínio possui uma ótima condutividade elétrica devido ao seu baixo peso. Isso aumenta sua eficiência por facilitar a transmissão de energia, desde a usina até o consumidor final.

 

Inovação do cabo de alumínio para linha de transmissão de energia

 

O cabo de alumínio é um produto que vem sendo aprimorado ao longo dos tempos. Com isso, sua eficiência para a implementação de linhas de transmissão de energia aumenta cada vez mais. 

Um bom exemplo foi um teste realizado pelo Centro de Engenharia de Nanoprodutos da Fundação Educacional Inaciana Padre Saboia de Medeiros (FEI). 

Esse teste foi realizado em uma versão de cano de alumínio com nanotubos de carbono. Durante o estudo, foi detectado que esse novo cabo possui 170 vezes maior condutividade elétrica e consegue reduzir a perda de energia em até 65%, comparado aos cabos de alumínios usados atualmente.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, esse tipo de cabo de alumínio possui uma alma de alumínio com uma camada mais superficial de nanotubos carbono. 

Apesar de inovadora, o uso dessa solução em linhas de transmissão acarretaria maior performance na transmissão de energia, menor perda de eletricidade e ainda um bom custo benefício.

Para o setor de energia, que hoje é o maior consumidor de alumínio, inovações como essa representam um imenso ganho em economia e qualidade de serviços. O cabo de alumínio, desde que iniciou seu papel no segmento, sofreu inúmeras melhorias que contribuíram para sua alta utilização. Isso traz benefícios para o ramo de energia, uma vez que o produto é cada vez mais preparado para atender com melhor desempenho e menor custo. 

O cabo de alumínio para linha de transmissão de energia é um produto de grandes benefícios, mas é preciso garantir sempre que seja confeccionado em acordo com as normas estabelecidas e adquirido com um fornecedor de credibilidade. Esses requisitos aumentam a eficiência do cabo de alumínio para a lista de transmissão de energia.

Cabo de alumínio para linhas de transmissão de energia é com a Cabomaq

 

Já vimos que as redes de transmissão de energia requerem cabo de alumínio de alta performance. E para garantir isso no momento de implementar o projeto, a solução é Cabomaq.

Seja para implementações industriais ou linha de transmissão de energia, a Cabomaq trabalha com um amplo estoque de produtos desenvolvidos com rigorosos padrões de qualidade e em conformidade com todas as normas regulatórias exigidas.  

Você pode contar com sua ampla experiência de mais de 30 anos no mercado. Isso permite que a Cabomaq se destaque no mercado por sua credibilidade e liderança.

Entre em contato com a Cabomaq e adquira as melhores soluções em cabo de alumínio para lista de transmissão de energia.

Esse artigo te ajudou? Compartilhe nas suas redes sociais e continue seguindo nosso blog para receber novidades exclusivas.

Até a próxima! 😉