(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

O cabo de cobre nu é um elemento presente na vida de boa parte dos brasileiros. Mas a grande maioria não se dá conta de sua existência ou importância para o dia a dia. Trata-se de um item indicado para redes aéreas de energia elétrica e sistemas de aterramento, formado por fios de cobre nu, eletrolítico, têmpera meio dura, sólido, encordoamento classe 2A e 3A.

Para garantir a qualidade e a segurança durante sua utilização, o cabo de cobre nu deve seguir o sistema de qualidade ISO 9001 e ter o selo de aprovação da ABNT, são eles: ABNT NBR 6524 e NBR 5111.

Características Construtivas do cabo de cobre nu

Formado de fios de cobre eletrolítico com pureza de 99,9%, seção circular, têmpera meio-dura, classe 2A e 3A de encordoamento.

Sobre o cobre

Antes de falarmos sobre o cabo de cobre nu, precisamos falar um pouco sobre o material. Assim será mais fácil o entendimento do nosso tema.

O cobre é um metal com coloração avermelhada, muito utilizado em sistemas elétricos, já que são excelentes condutores. Por isso, você pode encontrar facilmente cabos de cobre que participam da sua rotina, para que a energia elétrica chegue até você.

O cobre é um material maleável, desta forma é possível produzir placas, tiras e fios com ele, tornando a produção dos cabos de cobre bem mais tranquila. É amplamente utilizado nas indústrias, pois apresenta resistência à corrosão, o que é excelente para a função que os cabos de cobre exercem.

No caso do cabo de cobre nu, como dissemos mais acima, tem como característica 99,9% de pureza, feito através da flotação, uma de suas principais características.

 

Por que cobre nu?

Além de ser 99,9% puro, o cabo de cobre nu não é feito com nenhum tipo de matéria-prima reciclada, como no caso de fios de sucata. Esta característica acaba auxiliando na qualidade do produto, evitando a corrosão do material.

O modelo de cabo recebe este nome também pelo fato de não ter nenhum tipo de revestimento externo, como fios encapados.

Como o cabo de cobre nu se diferencia?

O cabo de cobre nu se diferencia dos demais por ser amplamente utilizado em aterros subterrâneos. O aterramento também serve como descarga atmosférica, recebendo voltagens e temperaturas extremamente elevadas.

O material é visto em instalações industriais simples e espaços residenciais. Por não haver proteção externa (afinal são nus), precisam ser utilizados em locais que não tragam risco, sendo rigorosamente instalados em cabeamentos aéreos ou subterrâneos.

Como funciona a instalação deste modelo?

Recomenda-se observar a regulamentação NBR-5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão.

Não faça a instalação de qualquer sistema elétrico sem o auxílio de um profissional no ramo.  Se trata de um assunto sério que pode causar grandes acidentes, portanto, preze por sua segurança.

Encontre soluções para seu sistema elétrico

Sistemas elétricos são extremamente importantes em nossa rotina, afinal, quando falta energia ficamos agoniados, com a sensação de que não há nada para fazer.

Sendo assim, mesmo não vendo, o cabo de cobre nu está em todo lugar. E para que tudo funcione como deve, a instalação e a qualidade deste material são de suma importância.

A Cabomaq se destaca no ramo elétrico pela excelente qualidade em seus materiais, oferecendo um atendimento personalizado. A satisfação de nossos clientes é a nossa principal missão, apostando em inovações e trabalhando com os melhores produtos do mercado.

Se o cabo de cobre nu é uma boa solução para você, solicite um orçamento agora mesmo!

 

Gostou do conteúdo? Temos diversos materiais como este, que trarão a informação que você precisa! Continue acompanhando nossos próximos posts, e não deixe de nos contar uma sugestão para os próximos textos nos comentários abaixo!