(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

O cobre é um metal bastante versátil. Além de ser utilizado para a fabricação de diversos tipos de peças, o cobre possui grande participação na fabricação de cabos. Tudo por sua alta capacidade de condução elétrica.

Além dessa característica amplamente aproveitada pela indústria energética, o cobre possui outras propriedades que o destacam no mercado.

Continue a leitura deste artigo e entenda porque o cobre é tão utilizado para a implementação de projetos elétricos e ser considerado um bom condutor de eletricidade. Boa leitura!

 

As propriedades do cobre na condução de energia

Antes de verificarmos porque o cobre é um bom condutor de energia, vamos entender sobre o conceito de condutividade. 

Condutividade é uma característica do material onde as cargas elétricas trafegam em seu interior. Logo, é possível considerar um material como bom condutor elétrico quando ele permite que os elétrons fluam por seu interior de maneira fácil.

Praticamente todos os metais são bons condutores de energia. Dentre os metais com maior propriedade de condução está o cobre, sendo amplamente utilizado para a fabricação de fios e cabos elétricos.

No processo de condução de energia, os elétrons mais extensos, presentes principalmente em metais, possuem elétrons livres que possuem fácil movimentação, mesmo com pouca energia. 

No caso específico do cobre, ao contato com uma corrente elétrica, estes elétrons livres movem a corrente de forma rápida por sua superfície com um baixo nível de perda. Com isso, o cobre é considerado um ótimo condutor de energia.

Apesar dessa sua característica marcante, o cobre só foi realmente aproveitado para a fabricação de cabos elétricos após a Segunda Guerra Mundial. Desde então, ganhou espaço no mercado elétrico, não só para a fabricação de cabos e fios, mas também de componentes elétricos para aparelhos diversos, interruptores e soquetes.

Atualmente, os cabos e fios de cobre são utilizados em redes de distribuição de energia, redes de entrada ou redes internas. Existe uma grande variedade de cabos de cobre presentes no mercado como rígidos e flexíveis. Cada tipo é utilizado em diversas aplicações, demonstrando eficiência e segurança na distribuição de energia para diversos tipos de ambientes.

Vantagens da utilização do cobre no setor elétrico

Além da sua propriedade na condução de energia, o cobre possui outras características que favorecem o setor elétrico, não só na fabricação de componentes e cabos como também na instalação. Observe algumas dessas propriedades e suas vantagens:

 

  • Por ser um metal dúctil e maleável, o cobre oferece fácil manuseio e usinagem para a fabricação de condutores elétricos.
  • O cobre oferece baixa resistência elétrica, permitindo maio fluidez da corrente elétrica em seu interior.
  • Componentes para condução de energia fabricados em cobre apresentam maior resistência à oxidação em relação a outros metais.
  • O cobre também oferece uma instalação fácil, permitindo dobras dos fios sem riscos de quebra e interrupção da passagem de energia.
  • Os cabos de cobre possuem maior vida útil do que cabos de outros materiais.
  • Por ser resistente à corrosão, componentes fabricados em cobre podem ser utilizados em áreas subterrâneas ou áreas marítimas.

Podemos ainda citar que o cobre é um material abundante no ambiente, sendo o terceiro metal mais utilizado no mundo. Isso faz com que os condutores de cobre possuam um preço mais acessível, o que gera economia no momento de implementar um projeto elétrico.

Uma das desvantagens do cobre quando utilizado para fiação de centrais de energia é a possibilidade de roubo. Por ser um metal altamente comercial, os furtos de cabos de cobre são frequentes, causando interrupções no fornecimento de energia.

Mas com exceção a esse problema, o cobre ainda é um metal de destaque na indústria elétrica, não só por sua ótima condução elétrica, mas também por suas propriedades únicas que o destacam como um dos metais mais indicados para a fabricação de cabos e fios elétricos.

Cuidados na aquisição de cabos e condutores de cobre

Considerando que o cobre é um ótimo condutor elétrico e sua grande participação na indústria de energia, é fácil observar que componentes fabricados em cobre possuem uma melhor performance na implementação de sistemas elétricos. 

Contudo, é importante elaborar um projeto detalhado de toda a instalação que será efetuada para destacar os pontos que receberão cabos de cobre. Vale lembrar que o mercado hoje oferece diversos modelos de cabos de cobre e todas as variações possuem funcionalidades exclusivas. Portanto, para garantir a instalação em conformidade, é preciso utilizar o componente de cobre certo para a função.

Outro ponto de atenção no momento de adquirir cabos e fios de cobre é observar se são fabricados de acordo com normas exigidas, principalmente as normas NBR 6524 e NBR 7286, que regulamentam instalações elétricas comuns e redes de distribuição, respectivamente.

Além das normas e o tipo de cabo de cobre adequado para o projeto elétrico, é muito importante verificar a qualidade do cabo selecionado e as referências do fornecedor. Cabos confeccionados com matéria-prima adequada para o uso e dentro das especificações exigidas, principalmente pelas concessionárias de energia são fundamentais para garantir projetos eficientes e seguros. 

Conheça a Cabomaq e trabalhe com soluções em cabos de cobre que vão garantir o sucesso do seu projeto elétrico.

 

Adquira cabo de comando com a Cabomaq!

A Cabomaq possui mais de 30 anos com a fabricação de cabos, incluindo de cobre. É o local ideal para você adquirir soluções de alta performance para seu projeto elétrico.

O estoque de produtos da Cabomaq são fabricados com altos padrões de qualidade, passando por um processo de testes de eficiência que garantem para seu projeto elétrico soluções seguras e obedecem às normas de segurança.  

Com um atendimento diferenciado, a Cabomaq garante para você um suporte especializado para poder esclarecer todas as dúvidas sobre o material mais adequado para o seu projeto. Tudo para que você tenha segurança na implementação de instalações elétricas!

 

Esse artigo te ajudou? Compartilhe nas suas redes sociais e continue seguindo nosso blog para mais novidades.

Até a próxima! 🙂