O cabo média tensão 15kv pode ter uso em diversos projetos, mas para isso você deve entender sua classificação e tipos. Então, confira a seguir mais dados sobre esse item, além de aprender como escolher o cabo correto para a sua instalação.
Esse cabo pode ser produzido em diversas densidades e insumos para vários fins. Mas, é de extrema importância saber qual tipo você irá usar no seu projeto. Assim, ele é uma categoria definida pela IEC, um órgão internacional.
O cabo tem uma tensão que varia entre 1kV a 36,2kV, o que equivale de 1.000 volts a 36.000 volts. Desse modo, são usados em instalações de médio e grande porte, como por exemplo:
Esse modelo de cabo pode ser usado tanto em ambientes externos, quanto em instalações subterrâneas. Além disso, é resistente a lugares secos e úmidos e fins similares.
Esse cabo conta com 6 camadas, então conheça cada uma delas em seguida;
A primeira camada deve ser em alumínio ou cobre a depender do tipo de uso. Então, para proteger esse item as demais camadas se aplicam como semicondutora interna, que blinda o condutor. Seguida da isolação em XLPE ou TR XLPE e a semicondutora externa.
Essas três camadas são feitas em conjunto. A camada 4 é a blindagem, de modo geral feita por um cabo de cobre. Assim, a quinta camada conta com uma fita de separação, por fim, o acabamento em PVC preto contra choque e outros danos externos.
Os principais aspectos deste tipo de cabo média tensão 15kv são:
A espessura do cabo também é muito maior se comparado aos cabos de baixa tensão. Afinal, ele tem que suportar altas cargas de energia sem sofrer nenhum tipo de dano ou acidente. Por isso, passam por rigorosos testes de qualidade na fabricação.
Ele tem muitas camadas e um condutor de isolação para evitar qualquer tipo de evento que venha a interferir na rede de energia elétrica ou instalações.
Veja em seguida, os principais modelos de cabo com essa classificação e seus usos:
Os tipos EPR e HPR têm blindagem de condutor na sua extensão e um isolamento termofixo com borracha para temperatura de operação em até 105oC. Além disso, tem cobertura em PVC de cor preta com resistência mecânica e ao fogo.
Já o cabo XLPE tem as mesmas características, porém com uma resistência menor à altas temperaturas, ou seja, seu limite é de 90oC. Vale ressaltar, que todos devem estar dentro das normas descritas na NBR 7286 e sua classificação varia de 3,6/6 KV a 20/35 KV.