(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

No momento de implementar instalações de baixa, média e alta tensão é comum ocorrer dúvidas sobre quais os cabos elétricos indicados.

O mercado oferece diversos modelos cabos elétricos para diversos tipos de instalações e utilizar o tipo adequado garante segurança e eficiência nas implementações de energia.

Continue a leitura deste artigo e descubra as principais diferenças entre os cabos elétricos para baixa, média e alta tensão. Esperamos ajudar na sua escolha de canos elétricos no momento de implantar seus projetos elétricos. 

 

Como os cabos elétricos influenciam nas redes de baixa, média e alta tensão?

Para cada tipo de instalação elétrica, existe um tipo de cabo exclusivo para suportar as tensões e a condução adequada de eletricidade.

Conforme informações da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), um sistema de distribuição de energia é formado pela rede elétrica e as instalações de equipamentos elétricos que utilizam diversos tipos de tensão. As tensões de uma rede podem ser:

  • Alta tensão (acima de 69 kV e abaixo de 230 kV)
  • Média tensão (acima de 1 kV e abaixo de 69 kV)
  • Baixa tensão (igual ou menor de 1 kV)

Com embasamento nessas informações, os cabos elétricos utilizados precisam ser compatíveis com o tipo de instalação e sua capacidade de tráfego de energia. A seguir, conheceremos os tipos de cabos elétricos utilizados para baixa, média e alta tensão. Confira!

 

Tipos de cabos elétricos para baixa, média e alta tensão

A maioria dos cabos elétricos são fabricados em cobre, seja para redes de baixa, média ou alta tensão. Dentro da classificação pelo nível de tensão utilizada, temos cabos elétricos que possuem propriedades exclusivas para atender cada um desses níveis. A partir do próximo parágrafo, conheça os tipos de cabos elétricos para tipo de tensão.


Cabos elétricos para alta tensão

Geralmente os cabos elétricos de alta tensão são utilizados para instalações elétricas em:

  • Subestações
  • Estabelecimentos comerciais
  • Ambientes industriais e demais locais que utilizam redes de alta tensão.

Para suportar alta tensão, os cabos elétricos são fabricados com alta rigidez, com capacidade para tensões de 3,6 kV até 35 kV. 

Por essa característica, os cabos elétricos de alta tensão podem ser utilizados em instalações industriais, principalmente para aquelas que utilizam maquinário de alta tensão.

Todos os cabos elétricos de alta tensão possuem cobertura de isolamento fabricada em XLPE ou EPR, resistentes a temperaturas elevadas e com propriedades para auto extinção de chamas. 

A blindagem dos cabos elétricos para alta tensão possui um composto termofixo, que garante maior resistência a danos e curtos-circuitos.

Outra propriedade importante no que diz respeito à fabricação é que os cabos elétricos para alta tensão precisam ser fabricados em acordo com a norma ABNT NBR 5414.

 

Cabos elétricos para média tensão

Os cabos elétricos para média tensão podem ser encontrados no mercado com ou sem isolação.

Em relação à espessura, os cabos elétricos de média tensão possuem um tamanho bem maior em comparação aos cabos de baixa tensão. 

São fabricados com diversas outras camadas além do condutor de isolação. Isso impede que efeitos como induções, campos elétricos, dentre outros interfiram na transmissão de energia.

Boa parte dos cabos elétricos para média tensão são desenvolvidos com seis camadas. A proteção para alguns tipos de cabo elétrico pode ser entre 8,7 kV até 15 kV.

A distribuição de camadas de cabos elétricos para média tensão é consiste em:

  • A primeira camada é o condutor, fabricado em cobre ou alumínio. 
  • Para a proteção do condutor, é aplicada uma camada semicondutora interna para blindagem.
  • Uma camada isolante fabricada em XLPE ou TR XLPE.
  • Outra camada semicondutora externa para blindagem da isolação.
  • Uma camada de blindagem fabricada em cobre com 6 mm².
  • Camada de blindagem, geralmente fabricada em poliéster, water block, cobre ou outros tipos de materiais.
  • A camada final é uma cobertura em PVC que garante isolamento completo do cabo e proteção do mesmo contra danos ou curtos. 

Algumas coberturas são fabricadas de acordo com aplicação do cabo elétrico e onde ele será instalado, como, por exemplo, locais de contato com água.

Por suportarem altas potências, as camadas fabricadas para os cabos elétricos para média tensão são resistentes a altas temperaturas. Isso evita incêndios na fiação e curtos-circuitos provocados por sobrecarga.

Um diferencial dos cabos de média tensão é sua utilização para instalações subterrâneas.

As emendas e conexões utilizadas para cabos elétricos de média tensão precisam ser fabricadas com características especiais para atender completamente as propriedades do cabo.

É importante que todo cabo elétrico para média tensão seja fabricado em conformidade com a norma ABNT NBR 7287.

Cabos elétricos para baixa tensão

Os cabos elétricos para baixa tensão são utilizados em circuitos de transmissão de energia com até 1000 volts. 

A composição básica de um cabo elétrico para baixa tensão é:

  • Condutor.
  • Isolação.
  • Cobertura.

Os cabos elétricos para baixa tensão são utilizados em circuitos de transmissão de energia com até 1000 volts. 

Existem modelos de cabos elétricos fabricados somente com condutor ou isolamento, conhecidos como condutores isolados. Mas existem modelos que possuem cobertura adicional acima da isolação. Esses já são conhecidos como unipolares ou multipolares.

Geralmente, os cabos elétricos de baixa tensão são desenvolvidos por uma ou mais quantidades de fios, que determinam sua flexibilidade. Quanto mais fios, mais flexível ele é.

Outra propriedade dos cabos elétricos de baixa tensão é ser totalmente resistente a chamas. Além de não propagar o fogo, a cobertura dos cabos elétricos possui ação para auto extinguir focos de chamas.

Em relação à norma regulamentadora, os cabos elétricos para baixa tensão precisam ser fabricados em acordo com a ABNT NBR 5410.

Agora que vimos as principais características e diferenças entre os cabos elétricos para baixa, média e alta tensão, fica mais fácil definir qual tipo é indicado para a instalação que está sendo desenvolvida. 

Além de um projeto detalhado, outro fator que garante a segurança e a eficiência das redes elétricas, sejam de alta, média ou baixa tensão, é a qualidade dos cabos elétricos e a credibilidade do fornecedor.

A empresa selecionada precisa garantir a fabricação dos cabos elétricos com matéria-prima de qualidade e em conformidade com as normas de segurança exigidas. Nesse ponto, você pode contar com os produtos da Cabomaq.

 

Cabomaq é referência na fabricação de cabos elétricos para baixa e média tensão!

Antes de adquirir cabos elétricos para projetos de baixa e média qualidade, fale com a Cabomaq.

Aqui você conta com mais de 30 anos de experiência na fabricação de cabos elétricos, todos com garantia de qualidade, procedência e as normas de segurança exigidas. 

A Cabomaq também disponibiliza uma equipe especializada da Cabomaq que oferece suporte completo a clientes de todo o Brasil durante a aquisição de cabos elétricos. 

Tenha segurança e eficiência nas suas instalações de baixa, média e alta tensão com os cabos elétricos fabricados pela Cabomaq.

Esse conteúdo te ajudou? Comente, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para outras novidades. Até a próxima! 🙂