(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

A utilização de instalações subterrâneas para manter os cabos elétricos é bastante frequente. Principalmente considerando as condições de áreas urbanas ou até mesmo rurais.

Optar por instalações subterrâneas pode trazer diversas vantagens para a proteção dos cabos elétricos, mas é importante elaborar um projeto consistente para garantir esses benefícios.

No artigo de hoje falaremos sobre as instalações subterrâneas para cabos elétricos sobre as principais vantagens de utilizar esse tipo de projeto. 

Boa leitura!

 

Como são realizadas as instalações subterrâneas para cabos elétricos?

As instalações subterrâneas de cabos elétricos e uma prática comum em diversas cidades, abrangendo os serviços de energia e telefonia.

No Brasil, apesar de as instalações de cabos elétricos por via subterrânea ainda não serem muito comuns, algumas capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte lideram o ranking de instalações de cabos elétricos sob a terra.

Geralmente os cabos elétricos utilizados para as instalações subterrâneas são fabricados em cobre, por sua resistência a oxidação e maior condução elétrica. Possuem coberturas especiais que garantem proteção contra umidade ou danos.

Para a instalação de cabos de forma subterrânea, é construída uma base de concreto que receberá os eletrodutos. Para garantir a segurança, os eletrodutos por onde os cabos elétricos passarão são fabricados em PEAD (polietileno de alta densidade).

Após a construção da base, é realizada uma cobertura de areia que acompanha o movimento da terra. Isso amortece o impacto vibracional que pode ocorrer pelo tráfego de automóveis. Após a colocação dessa camada, é feito o acabamento em forma de pavimentação.

Dependendo do número de cabos elétricos utilizados, a largura dos dutos pode sofrer variações. Além dos cabos elétricos, as instalações subterrâneas também possuem caixas de passagem. 

A finalidade dessas caixas é armazenar os equipamentos utilizados pelas concessionárias como transformadores e chaves de desligamento.

As instalações subterrâneas de cabos elétricos promovem maior estética na distribuição de serviços do que as vias aéreas. A migração das instalações aéreas pode ter um custo elevado, mas recuperado com as vantagens que as novas implementações proporcionam.

Continue sua leitura e saiba quais são as vantagens das instalações subterrâneas para cabos elétricos.

 

Quais as vantagens das instalações subterrâneas para cabos elétricos?

Instalar cabos elétricos por via subterrânea promovem diversas vantagens. Desde a estética dos centros urbanos, extensão no fornecimento de serviços e economia, as instalações de cabos elétricos sob à terra demonstram grande eficiência.

Dentre as principais vantagens de utilizar cabos elétricos por instalações subterrâneas podemos destacar:

Proteção do cabeamento

Nas instalações aéreas, os cabos elétricos ficam mais expostos às variações climáticas ou acidentes. Quando instalados de forma subterrânea, os cabos elétricos ficam mais protegidos, incluindo contra riscos de danos e incêndios.

Diminuição das quedas de energia

As instalações subterrâneas garantem maior proteção aos cabos elétricos. Com isso eles são menos suscetíveis a rompimentos ou condições do clima que podem contribuir para danos que vão interromper o fornecimento de energia.

Logo, cabos elétricos instalados via subterrânea possuem muito mais disponibilidade no fornecimento de serviços e diminuição das quedas de eletricidade que causam diversos prejuízos aos consumidores.

Maior capacidade de transmissão elétrica

Uma das vantagens das instalações de cabos elétricos via subterrânea é a possibilidade da utilização de cabos com maior diâmetro do que nas instalações aéreas, que possuem limitações para não sobrecarregarem os postes.

Logo, os cabos elétricos subterrâneos possuem maior capacidade de transmitir energia, garantindo uma distribuição muito mais eficiente.

Menor custo de manutenção

Os cabos elétricos subterrâneos requerem muito menos manutenção do que os cabos aéreos. Estima-se que cabos elétricos aterrados possuem uma duração média de 25 anos.

Além disso, por não sofrerem com os impactos do tempo e poluição, requerem baixa manutenção. Mesmo estando sujeitos a danos por roedores, esse é um fator mais raro de ocorrer, principalmente se comparado aos fatores que comprometem os cabos elétricos aéreos.

Para a manutenção de cabos elétricos subterrâneos é realizada a partir das câmeras transformadoras que atendem a uma determinada região. 

Nessas câmeras, há espaço somente para um profissional, que realiza todo o reparo necessário de forma eficiente e segura.


Projetos de iluminação mais eficientes

Outro ponto favorável para as instalações subterrâneas de cabos elétricos é a possibilidade de elaborar projetos de iluminação urbana mais estéticos e eficientes. 

Os postes de iluminação tradicionais podem ser substituídos por soluções que vão garantir uma iluminação mais elegante para cidade e muito mais disponibilidade para o consumidor, considerando a baixa manutenção requerida.


Redução de custos

Além da durabilidade e de menor custo de manutenção, as instalações subterrâneas de cabos elétricos geram economia de mão de obra. Não só pelas equipes de manutenção dos cabos elétricos como também equipes responsáveis pela poda de árvores, como ocorre nas instalações aéreas.

As instalações subterrâneas de cabos elétricos são muito vantajosas para o fornecimento de serviços de energia. Vale ressaltar que empresas de internet e TV também já optaram pelas instalações sob à terra, justamente pelos benefícios que elas oferecem.

Em projetos residenciais as instalações subterrâneas de cabos elétricos também estão ganhando espaço, não só pela sua durabilidade como também menor custo de manutenção. 

Mas antes de implementar esse tipo de instalação, é importante elaborar um projeto detalhado para obter os benefícios desejados. 

Trabalhar com soluções de cabos elétricos que atendem as normas exigidas e fabricadas com altos padrões de qualidade também são diferenciais para o sucesso do projeto.

Para tanto, é preciso realizar uma pesquisa detalhada sobre o fornecedor, que precisa garantir a eficiência de seus produtos e serviços. Nesse quesito, para adquirir cabos elétricos com qualidade, a Cabomaq pode atender essa necessidade. 

 

Cabos de elétricos para instalações subterrâneas é com a Cabomaq

Fale com a Cabomaq e adquira as melhores soluções do mercado de cabos elétricos para implementar instalações subterrâneas.

A Cabomaq é uma empresa com mais de 30 anos de experiência na fabricação de cabos elétricos, fornecendo qualidade e procedência para sua linha de produtos. 

Você também pode contar com a equipe especializada da Cabomaq que garante suporte completo a clientes de todo o Brasil na aquisição de cabos elétricos. 

Leve eficiência e qualidade para suas instalações subterrâneas com as soluções de cabos elétricos da Cabomaq.

O que achou deste artigo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias. Até a próxima! 😉