(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

Hoje, existem no mercado diversos modelos de negócio, cada um com sua peculiaridade e seu método de atuação. Neste artigo, falaremos sobre como gerenciar o estoque da melhor maneira para que todos os outros processos fluam dentro da sua empresa. Mas é necessário entender que há negócios modernos que sequer trabalham com grande estoque.

Desta forma, vamos trabalhar agora com os modelos mais convencionais, com grandes estoques e rápidas entradas e saídas de estoque, como as indústrias.

Confira as dicas que trouxemos que mudará sua rotina comercial:

1- Para gerenciar o estoque o controle é essencial 

Parece óbvia essa dica, mas não deixa de ser crucial. Quando falamos de controle, queremos dizer que se deve registrar absolutamente tudo que entra e tudo que sai do seu estoque. 

Para isso, utilize um sistema de informação inteligente e adequado, que seja capaz de te entregar a qualidade que você precisa.

Estruture um processo capaz de seguir uma lógica que não deixe para trás nenhuma informação. Estes sistemas de apoio para gerenciar o estoque também podem produzir avisos em relação ao vencimento dos produtos. Assim é possível controlar também o que precisa sair antes e o que pode esperar mais um pouco.

2- Possua uma padronização no cadastro dos produtos

Em um estoque, cada item deve ter sua própria descrição, seus códigos e separações. Para manter a ordem, é preciso padronizar esta questão em seu sistema de controle.

Neste caso é muito utilizado pelo mercado o sistema de ficha, que possibilita identificar qualquer produto sem mesmo vê-lo fisicamente. No relatório também é possível adicionar todas as movimentações destes materiais, para creditar visibilidade ao gerenciar o estoque.

Lembre-se, apesar de cada produto ser único e ter seu próprio código, a padronização da descrição dos materiais é importante também. Isso também é possível a partir do auxílio de um sistema integrado de informações, indispensável para gerenciar o estoque.

Dessa forma, já entendemos o quanto é importante automatizar e investir em tecnologia em todos os setores de uma empresa.

3- Mesmo com a automatização, continue investindo em inspeções

A tecnologia avançada que nos contempla hoje, nos permite alcançar resultados realmente surpreendentes. No entanto, todo sistema possui erros, mesmo que dos menores. Além disso, falhas manuais podem ocorrer, por isso, não deixe de inspecionar regularmente o gerenciamento do seu estoque.

Dependendo do tamanho de sua empresa o intervalo entre estas manutenções pode variar. Além do seu porte, outra coisa que influencia é o tipo de material que armazena, pois produtos perecíveis vão requerer uma atenção maior ao gerenciar o estoque.

Por exemplo, produtos alimentícios precisam de um cuidado redobrado ao serem estocados. Já acessórios, materiais em metal e adereços do tipo, podem ser armazenados seu tanta preocupação.

Desta forma, as inspeções podem ser diárias, semanais, mensais, semestrais, anuais ou com intervalo que você achar mais viável. Cada vez que essa inspeção acontecer, é possível analisar seu processo e utilizá-los conforme suas necessidades.

4- Utilize métodos efetivos para prevenir perdas

Todo conteúdo que é perdido faz diferença. Seja porque seu produto venceu, ou no caso de não ter o que ofereceu para seu cliente no estoque. Isso acontece ao gerenciar o estoque de forma errônea, onde por exemplo, você vende algo pelo e-commerce e depois percebe que não tem mais a quantidade de itens desejados pelos seus clientes.

Além de causar prejuízos, pode afetar diretamente a sua reputação no mercado. Se trata de muito mais do que organização, é onde tudo acontece e coloca seu empreendimento para girar.

Para auxiliar nessa questão, algumas coisas podem facilitar, como:

  • Utilizar um sistema automatizado (como já comentamos, um sistema integrado para gerenciar o estoque);
  • Acompanhar minuciosamente o volume de compras para que não falte ou sobre material;
  • Vigiar as datas de validade, se for o caso;
  • Gerenciar o estoque de maneira padronizada para manter a organização;
  • Analisar relatórios de controle;
  • Ter um inventário detalhado.

Além dessas dicas, para não perder mercadorias também existe a famosa estratégia de promoção. Fique sempre de olho neste controle para não perder o tempo certo de realizar essas queimas de estoque.

Como evitar falhas na comunicação entre vendedor, comprador e CEO?

Por fim, após falarmos sobre como gerenciar o estoque da melhor forma, temos a questão da comunicação.

Podemos resumir facilmente a solução deste problema, já que falamos dela no artigo inteiro, que é a organização e automatização dos processos.

Ao seguir as dicas que demos ao decorrer do texto você raramente terá algum problema de comunicação entre setores. Possuir uma equipe engajada que trabalhe em harmonia também facilitará todo o processo.

Gostou do conteúdo sobre como gerenciar o estoque? Esperamos ter ajudado de alguma maneira! 

Acompanhe nossos próximos posts!