(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

Os cabos de cobre estão sempre presentes no setor de energia, especialmente para projetos de redes elétricas.

Por ser um ótimo condutor de energia e ter características mecânicas que favorecem o uso, o cobre acaba sendo um dos materiais preferidos para a montagem de redes elétricas em diversos empreendimentos.

No artigo de hoje falaremos sobre a utilização do cobre nas redes elétricas e os tipos que atendem necessidades específicas. Boa leitura!

 

Por que os cabos de cobre são utilizados em redes elétricas?

 

O fio de cobre está entre os metais que conduzem eletricidade com mais facilidade. Os demais são prata, ouro e alumínio.

Por ter um custo mais acessível e diversas funcionalidades, é bastante utilizado para a fabricação de cabos e fios destinados a redes elétricas. 

O cabo de cobre demonstra excelente desempenho em diversas instalações, especialmente subterrâneas. Por serem resistentes à corrosão, o fio de cobre também é utilizado em áreas costeiras, pois sofrem maior incidência de oxidação e corrosão devido à maresia.

Esse tipo de cabo é indicado para instalação em edificações residenciais, comerciais e industriais. São fáceis de serem instalados e garantem uma transmissão eficiente e segura de energia.

Para garantir a segurança das instalações elétricas, o cabo de cobre é regulamentado pela normas ABNT, como a NBR NM 247-3, a utilização também é intensificada por conta da durabilidade, da  resistência mecânica e das possibilidades de instalação em projetos de maior complexidade.

 

Tipos de cabos de cobre aplicados em redes elétricas?

 

Antes de abordarmos os tipos de cabos de cobre utilizados em redes elétricas, vamos saber um pouco mais sobre cabos elétricos.

Os cabos elétricos possuem uma estrutura formada por diversos condutores, ou fios, encordoados. Isso aumenta a flexibilidade e facilita o manuseio e a instalação.

Por serem maleáveis, esses condutores podem ser instalados em locais com mais dificuldade no acesso, e inclui os equipamentos elétricos.

Outra facilidade dos cabos é a possibilidade de emenda sem que ocorra rompimentos que interrompam a transmissão de energia ou ocorra sobrecarga.

Os condutores de cobre, podem ser classificados conforme sua flexibilidade as classificações mais utilizadas são:

  • Classe 01: composto por 1 fio – Fio sólido
  • Classe 02: composto por 7, 19 ou 37  fios = Semirrígido
  • Classe 04 e 05: composto por vários fios finos = classificação flexível.
  • Classe 06:  composto por vários fios mais finos = classificação extraflexível.

Agora que você já sabe como é a estrutura dos cabos de cobre, conheça os principais tipos aplicados na instalação de redes elétricas.

 

Cabos de cobre flexíveis

 

Esses tipo de fio condutor de energia é isolado em PVC, geralmente é disponibilizado no mercado com isolamento de 750V e para até 1kV. Essa última apresentação possui uma isolação mais cobertura.

Além de redes elétricas residenciais e comerciais, o cabo de cobre flexível também é aplicado em instalações industriais, especialmente por ser de fácil instalação.

É muito eficiente em projetos com curvas e tubulações. Por ser fabricado com diversos fios de cobre bem finos, podem ser dobrados sem danos.

Para instalações de redes elétricas, o cabo de cobre flexível mais utilizado varia entre o de 1,5 mm² e 16 mm², mas a Cabomaq os fabrica até 240 mm².

 

Cabos PP

 

O cabo de cobre PP também é bastante flexível e utilizado em diversas aplicações elétricas.

São compostos por dois ou mais cabos, possuindo também uma proteção em PVC normal e outra mecânica na camada de isolamento. Essa última agrupa os canos em um só.

Podem ser utilizados com segurança para projetos de aterramento, daí também sua usabilidade em ligações para eletrodomésticos.

Os fios de cobre PP são aplicados em larga escala nos segmentos industriais e para redes elétricas comerciais e residenciais.

O mercado disponibiliza os cabos PP com dois, três ou quatro condutores, podendo ser fabricados com seção nominal de 1 a 16 mm². É fabricado conforme a norma NBR NM 247-5.

 

Cabos paralelos

 

Os cabos de cobre paralelos também são flexíveis possuem espessura de 2×0,5 mm² a 2×4 mm² são muito utilizados em instalações de eletroportáteis e iluminação.

Entender os tipos de fios condutores de cobre em projetos para a redes elétricas é fundamental para o sucesso do projeto. As instalações elétricas de residências, indústrias e estabelecimentos comerciais possuem particularidades que precisam ser consideradas.

Para tanto, saber o tipo de cabo de cobre ideal para cada uma das necessidades garante redes elétricas seguras e eficientes.

 

Cabomaq é especialista na fabricação de cabos de cobre

 

A Cabomaq possui mais de 30 anos de experiência na fabricação de fios condutores de energia de cobre com garantia e qualidade, procedência e todas as normas de segurança estabelecidas. 

Trabalhamos com uma equipe especializada que oferece suporte completo a clientes de todo o Brasil durante a aquisição de cabos e fios elétricos. 

Adquira cabos de cobre com a Cabomaq, que é especialista no segmento.

Esse conteúdo te ajudou? Comente, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para outras novidades. 

 

Até a próxima!