(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

O cabo de comando, também chamado cabo de controle, possui uma alta usabilidade, principalmente em indústrias.

Fabricado em diversos modelos, o cabo de comando é um produto versátil e seguro para instalações elétricas e processos de automação. Para adquirir o tipo ideal de cabo que atenderá à demanda, é preciso conhecer um pouco das suas particulares e aplicações.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais informações sobre o cabo de comando, incluindo seu uso em indústrias!

 

O que é cabo de comando

O cabo de comando é produzido com condutores de cobre eletrolítico nu e com encordoamento flexível de classe 5, em conformidade com a ABNT NBR NM 280.

Em relação ao isolamento, o cabo de comando possui uma capa de composto termoplástico de PVC. O cabo recebe uma capa em PVC/ST1, ou composto emborrachado extra flexível. Todo esse processo de isolamento e capa atende a norma NBR 7289.

Esse sistema de isolamento é importante para manter a integridade da instalação em caso de curtos-circuitos devido a sua propriedade anti chamas.

O cabo de comando é um produto versátil e de alta performance. Apesar de ter grande utilização em indústrias, também pode ser implementado em residências e prédios comerciais. 

Veja agora as principais aplicações do cabo de comando.

 

 

Aplicações do cabo de comando

O cabo de comando é geralmente indicado para instalações fixas e móveis.

Suas principais recomendações são:

  • Implementação de circuitos de comando e controle.
  • Sinalização de equipamentos elétricos.
  • Instalações de máquinas.
  • Botoeiras de alimentação.


Seu uso em indústrias se destina aos processos de automação industrial e
painéis de controle. Para cada tipo de processo, seja controle de regulação, transmissão de sinal ou medição, o cabo de comando possui um modelo adequado.

Por ser um produto flexível, o seu uso em parques industriais se destaca na ligação de máquinas que serão utilizadas nos processos de produção. Esse tipo de maquinário necessita de um ponto de transmissão de comandos entre dois pontos. O cabo de comando atende essa demanda, mantendo a instalação fixa de controle.

O cabo de comando pode ser disponibilizado em diversos diâmetros, sendo seu formato é totalmente cilíndrico, o que facilita sua instalação e a utilização de ferramentas apropriadas para manuseio.

 

É importante ressaltar que todo cabo de comando, principalmente quando a utilização for em ambiente industrial, deve ser fabricado dentro das seguintes normas:

  • ABNT/MERCOSUL: NM-280 e NM-IEC.
  • NBR NM IEC 60332-3-23 (Categoria B).
  • ABNT: NBR 7289 (cabo de comando quando fabricado com isolação/capa final em PVC/PVC).
  • ABNT: NBR 6251.


Trabalhar com cabo de comando de qualidade, com fornecedor de credibilidade
e com garantia de fabricação dentro das normas é fundamental para a preservação do maquinário e na prevenção de acidentes. Principalmente em ambientes industriais que podem apresentar alguma periculosidade.

 

Vantagens do cabo de comando

Além de sua versatilidade, o cabo de comando oferece diversas vantagens para sua utilização, principalmente em indústrias. 

Conheça algumas das vantagens de se utilizar o cabo de comando:

 

  • Resistência a umidade: muitas indústrias podem apresentar umidade devido a sua estrutura ou tipo de atividade. O cabo de comando é seguro e resistente em ambientes com essa característica.
  • Resistência a abrasão: A capa de proteção do cabo de comando é resistente a abrasão, que pode ocorrer com movimentação ou outras ações.
  • Ação anti chamas: a cobertura do cabo de comando não só evita a propagação das chamas como efetua a auto extinção de qualquer foco de fogo que apresentar.
  • Ótimo custo-benefício: o cabo de comando possui um excelente custo-benefício, considerando suas vantagens e durabilidade.

 

O cabo de comando é um produto completo para os tipos de aplicações a que se propõe. E para contar com todos os benefícios, é preciso sempre estar atento ao fornecedor selecionado. Além de garantir produtos dentro das normas exigidas, o produto fornecido precisa ser fabricado com matéria-prima de qualidade. E quando é necessário adquirir cabo de comando, principalmente para instalações industriais, a solução é a Cabomaq!

 

Motivos para adquirir cabo de comando com a Cabomaq

A Cabomaq é uma empresa que está no mercado há mais de 30 anos, prezando pela excelência e garantia de qualidade de seus produtos.

Todo o estoque de produtos é fabricado dentro de rigorosos padrões de qualidade, que envolvem desde a escolha da matéria-prima até os testes finais. Tudo para você poder ter em sua indústria soluções de primeira linha que vão atender todas as suas necessidades com total segurança.  

Além da qualidade de seus produtos, a Cabomaq também busca promover um atendimento diferenciado para que você possa tirar todas as dúvidas em relação ao produto que deseja. Todo o processo de atendimento é realizado com total agilidade para que você tenha seu produto a tempo da implementação que deseja.

Por isso, antes de adquirir cabo de comando para o seu projeto, confira primeiro as soluções da Cabomaq.

 

O que achou deste artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais notícias. 🙂

Até a próxima!