(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

A seleção do tipo de cabo elétrico para cada tipo de instalação é uma dúvida frequente para quem vai implementar projetos de energia.

Com tantas variedades existentes no mercado, muitas vezes até o próprio profissional fica em dúvida sobre qual o tipo ideal de cabo elétrico para a instalação em que irá trabalhar.

No artigo de hoje trazemos um resumo dos principais tipos de cabos elétricos presentes no mercado e qual a sua indicação. Tudo para facilitar sua escolha no momento de implementar seu projeto. Boa leitura!

Fios e cabos elétricos são iguais?

São condutores elétricos com nomes diferentes apenas pelo fato de terem distinções em suas composições internas, mas com a mesma finalidade e características que é  a condução de corrente elétrica. Classificados de acordo com a norma NBR NM 280:2011 que define a categoria dos condutores elétricos, os fios com apenas um único fio sólido enquanto os cabos são compostos por vários fios de diâmetro menor de acordo com sua classe, são feitos de cobre e também de alumínio, pois como todos nós sabemos, o cobre e o alumínio são metais com excelentes características condutoras de eletricidade.

FIOS ELÉTRICOS

Um fio condutor é formado por um só fio, com uma secção constante metálica em que não existe diferença em relação à capacidade de condução de corrente em instalações residenciais. Devido à sua rigidez é mais fácil de partir se for dobrado algumas vezes. Por isso só são utilizados em situações em que não vão ser submetidos a dobragens sendo sua classificação como CLASSE 1: FIO SÓLIDO COMPOSTO POR APENAS UM CONDUTOR.

CABOS ELÉTRICOS

Um cabo condutor é formado por vários fios condutores, entrelaçados, o que o torna flexível e suportando muitas dobragens sem nunca se quebrar. Por isso são utilizados na ligação entre duas partes de um circuito que podem mudar de posição e, que estão por isso submetidos a esforços de dobragem. Podemos encontrar cabos eléctricos em todos os aparelhos eletrodomésticos por exemplo, caso as indústrias façam uso de fios, estes, iriam se romper por não suportar serem dobrados frequentemente.

CLASSE 2: Composto por 7/19/37/61 fios (Semi-Rígido).

CLASSE 4,5 ou 6: Composto por vários fios finos  (flexíveis).

Esses fatores são determinantes para a compra correta do componente que vai integrar a instalação, bem como a sua segurança e desempenho.

Acompanhe o próximo parágrafo onde falaremos mais detalhadamente sobre esses componentes e suas aplicações. Isso vai facilitar no momento de adquirir fios e cabos elétricos.

Tipos de fios e cabos elétricos

Atualmente temos no mercado diversos tipos de fios e cabos elétricos, cada um destinado a aplicações diferentes. 

Para saber qual modelo utilizar, continue sua leitura para saber os tipos existentes e quais fios, e cabos elétricos utilizar.

1 – Fios sólidos

Sua utilização está em queda no Brasil. A dificuldade de instalação é uma das principais razões

2 – Cabos flexíveis e rígidos

Os cabos elétricos de cobre de baixa tensão, em sua maioria, são confeccionados em cobre e com proteção de isolamento em PVC ou HEPR

Outros modelos de cabos elétricos possuem cobertura atóxica, como o cabo FORETOX, que não emite gases tóxicos em casos de curtos ou incêndios.

Os cabos elétricos são muito utilizados em diversos projetos elétricos, como:

  • Iluminação interna.
  • Distribuição de energia para residências e indústrias.
  • Quadros de entrada em prédios comerciais e residências.
  • Instalações de equipamentos elétricos em ambientes residenciais e industriais, dentre outros.

Os cabos rígidos possuem grande utilização em redes de distribuição ou aterramento. Geralmente os cabos elétricos possuem espessura que suportam corrente elétrica de 750V até 1000V.

No caso dos cabos flexíveis, seu manuseio é muito fácil, permitindo instalações por conduítes, apresentando alta resistência à dobragem. 

3 – Cabos PP e Paralelos

Apesar de não possuírem grande utilização em instalações elétricas, os cabos PP são muito utilizados para tomadas elétricas de eletrodomésticos ou maquinário industrial.

Por serem altamente flexíveis, esse modelo de cabo elétrico garante uma instalação bastante fácil. É também muito utilizado em iluminação decorativa para luminárias pendentes. 

Já os cabos paralelos também possuem alta flexibilidade e são utilizados em instalações menores como abajures e eletro portáteis.

 

Cuidados na aquisição de cabos elétricos

Todo fio e cabo elétrico são fabricados em acordo com as principais normas regulatórias de instalações elétricas. Por isso, no momento de adquirir fios e cabos elétricos, além de suas características, é importante verificar se o produto corresponde às normas exigidas.

Essa observação garante não só a conformidade de projetos elétricos com os padrões recomendados como também a segurança e a boa performance da instalação.

Outro ponto importante é o fornecedor de fios e cabos elétricos. O sucesso e a segurança do projeto dependem da qualidade de fabricação como matéria-prima empregada, testes de resistência e conformidade. 

Para adquirir cabos elétricos ideais para cada tipo de instalação e com garantia de qualidade, a solução é a Cabomaq.

 

As melhores soluções em cabos elétricos são com a Cabomaq!

Garanta o sucesso da sua instalação elétrica utilizando fios e cabos elétricos de alta performance.

A Cabomaq conta com mais de 30 anos com a fabricação de cabos de cobre e alumínio fabricados com altos padrões de qualidade e em conformidade com as normas exigidas. 

Você também pode contar com a equipe da Cabomaq que está sempre preparada para esclarecer todas as dúvidas sobre o tipo de cabo elétrico adequado para seu projeto. 

Saiba mais sobre as soluções da Cabomaq e mantenha a eficiência do seu projeto com cabos elétricos que possuem padrão de excelência.

O que achou deste artigo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!