(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

Com a difusão da energia solar, o cabo fotovoltaico e outros materiais ligados a esse tipo de energia têm sido cada vez mais procurados. A partir disso, é crucial entender como usá-los e qual deles é o ideal para cada tipo de construção. Portanto, veja um guia completo sobre isso.

 

E então, o que é de fato um cabo fotovoltaico?

 

Ao contrário do que muitos pensam, nada mais é do que uma ligação de módulos que conduz a energia elétrica vinda das placas solares. Logo, o bom uso dessa última pode depender de qual tipo de cabo está sendo aplicado e da sua qualidade.

É essencial, portanto, aprender alguns pontos básicos sobre eles. Afinal, acima de tudo o sistema de energia solar deve ser seguro e isso está ligado de forma direta ao uso correto desses cabos.

 

Qual a diferença entre um cabo normal e um fotovoltaico?

 

A primeira diferença entre um cabo normal e um fotovoltaico é o seu destino. Enquanto esse segundo é feito tanto para local externo quanto interno, os normais não.

 

Composição

Outra observação é a composição dos cabos normais que é feita de quase 100% de cobre puro, por outro lado, o solar tem como seu principal material o cobre eletrolítico estanhado. Assim, o cabo de um sistema solar precisa ser adequado para suportar as variações climáticas.

O material de um cabo fotovoltaico possui dupla camada o que evita reações com outras substâncias. Esses cabos, portanto, não devem ser trocados pelos normais já que podem causar oxidação e mau contato entre as peças.

 

Gases Tóxicos

Os cabos usados no sistema solar, por último, não possuem alógenos, ou seja, não emitem gases tóxicos caso haja um incêndio. Logo, são opções mais seguras para todos e têm uma vida útil maior do que o cabo normal.

 

Como escolher um cabo fotovoltaico certo?

 

Existem alguns cuidados para fazer essa seleção de maneira correta. Assim, os passos para escolher um cabo solar são:

  1. Checar Amperagem;
  2. Busca de materiais fortes;
  3. Optar pelos melhores condutores.

 

Um passo a passo muito importante

Para optar pelos melhores cabos fotovoltaicos é preciso ver fatores como a amperagem. Isto posto, este item indica qual é a corrente que o cabo deve suportar para suprir o sistema com efeito.

Sabendo disso, o primeiro passo é checar qual a amperagem pedida para conduzir a corrente e comprar um cabo com esse valor ou um superior. Portanto, isso é crucial para que o acessório não aqueça e cause prejuízos.

Também se deve procurar produtos com materiais mais resistentes aos raios UV e efeitos solares. Afinal, quanto maior a tecnologia melhor é sua eficiência. Depois disso, é a hora da escolha dos melhores materiais condutores nos cabos.

 

Foto: Escolher o cabo fotovoltaico certo faz toda diferença no seu sistema de energia solar.

 

Quais fatores levar em conta para dimensionar um cabo fotovoltaico?

 

Depois de escolher os cabos é preciso dimensioná-lo da forma correta. Assim sendo, os pontos mais básicos para levar em conta na hora de fazer isso são:

  • Correntes;
  • Projeto (Ib);
  • Nominal (In);
  • Sobrecarga;
  • Curto-Circuito (Icc);
  • Capacidade de condução de corrente (Iz).

 

Todas essas questões devem estar dentro do processo para dimensionar o cabo fotovoltaico uma vez que garante o bem-estar do sistema e sua segurança. Assim, cabe buscar o máximo de conteúdo sobre eles para executar tudo com precisão.

 

 

Onde encontrar cabos fotovoltaicos?

 

Primeiro de tudo é essencial contar com a ajuda de um profissional que entende do assunto. Assim, fica mais fácil prevenir situações desagradáveis e o processo de escolha acontece de forma rápida e prática.

Na internet pode se achar diversos sites que oferecem a venda de cabos fotovoltaicos. No entanto, deve-se analisar se eles seguem as normas da ABNT e tem sua qualidade reconhecida no mercado e pelos consumidores.

Agora, é necessário ter muito cuidado nesse processo de escolha. Portanto, invista um bom tempo pesquisando uma empresa de qualidade que te ofereça segurança.

Dentro desse cenário, a CABOMAQ FORESTIERI é uma das companhias mais renomadas do mercado. Aqui você encontra diversos tipos de cabos de energia, inclusive cabo fotovoltaico para instalações solares.

 

Fale com nossa equipe especializada e tire suas dúvidas!