(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

Saiba que a isolação dos condutores elétricos é importante para que não haja consumo de energia em excesso. Portanto, confira quais os tipos que existem e qual o mais adequado para a sua realidade.

 

O que são isolantes e condutores?

Condutores elétricos são aqueles pelos quais a energia passa de forma fácil, sem resistência. De fato, isso é possível pois há elétrons livres, que circulam ao longo do material com a eletricidade. O cobre e o alumínio são exemplos desse tipo de elemento.

Já os isolantes, por sua vez, oferecem resistência às correntes elétricas. Por isso, são usados para revestir fios elétricos, por exemplo, para evitar que a eletricidade se dissipe. Alguns tipos de materiais desta categoria são:

  • Borracha;
  • Plástico;
  • Cerâmica.

A junção desses dois elementos, portanto, é essencial para que uma instalação elétrica opere de forma correta.

 

Por que é importante a isolação dos condutores elétricos?

A segurança é a principal razão pela qual você deve ter atenção a esse aspecto. Isso porque, a isolação dos condutores elétricos evita choques ao ter contato com a fiação. Afinal, de acordo com a corrente, um acidente como esse pode causar sérios danos.

Outro ponto relevante é que essa proteção evita o escape de energia. Desse modo, o material isolante atua como um cano, que mantém a corrente elétrica presa em seu interior. Assim, ela só percorre aquele trecho, sem desvios, o que resulta em maior eficiência. 

 

Cuidados com a isolação

Da mesma forma que um cano não pode ter furos, o isolante que reveste um fio de energia tem que se manter íntegro. Desse modo, é preciso cuidar para que as peças estejam em boas condições, evitando risco de curto-circuito ou mesmo incêndios.


Foto: A isolação dos condutores elétricos evita desperdício de energia.

 

Quais são os tipos de isolação de condutores elétricos?

Nesse aspecto, há várias opções de materiais, sendo os mais comuns em PVC, EPR e XLPE, de acordo com o composto. Cada um tem seus atributos quanto ao potencial térmico, ou seja, cada tipo resiste a um nível de condição, dentre as três abaixo:

  • Em regime permanente, ou seja, em níveis normais de uso;
  • Sobrecarga, o que reduz a vida útil do composto;
  • Curto-circuito, quando atinge a maior temperatura, que não deve exceder 5 minutos.

O composto em PVC suporta temperaturas menores, de 70º C em regime permanente, 100º C em sobrecarga e 160º C em curto. Já o EPR e XLPE, apesar de serem compostos diversos, têm níveis de resistência iguais, nas mesmas condições: 90º C, 130º C e 250º C.

 

Afinal, no que a temperatura influencia?

De acordo com as normas técnicas, cabos que atingem a marca de 90º C no modo permanente conduzem melhor a corrente elétrica. Portanto, esse é um ponto importante a se levar em conta no seu projeto.

Classes de encordoamento

Essa classificação é feita conforme a rigidez dos cabos. Portanto, os de classe 1 são fios sólidos, seguidos pelos rígidos, de classe 2. Por fim, os fios de classes 4 e 5 são flexíveis e são os mais usados em sistemas internos, de iluminação, por exemplo.

 

Propriedades dos isolantes

Os materiais de isolação dos condutores elétricos têm características únicas, sejam elas físicas ou quanto à resistência. Então, veja os atributos mecânicos que os diferem: 

  • Resistência à tração, ou seja, se referem ao quanto pode se alongar um fio;
  • Quanto a compressão, diz respeito a quanto de carga aguenta sobre o material;
  • De acordo com a aptidão para dobrar o cabo, se mede o nível de flexão;
  • Resistência ao corte e ao choque, se referem aos estímulos de objetos e correntes.

 

As qualidades químicas

Já quanto aos aspectos químicos, um dos mais importantes a ser visto é a resistência ao sol, pois pode alterar a composição dos cabos. Portanto, além dos fios perderem a cor, o que é mais comum podem ficar ressecados, o que o torna inviável para uso.

 

Aplicação da isolação dos condutores elétricos

Para qualquer sistema elétrico, é preciso pensar na forma correta de isolar. Mas isso deve levar em conta, ainda, as condições de cada caso. Por isso, veja a seguir as situações mais comuns de uso do isolamento.

 

Cabos e linhas de transmissão

Diante da alta tensão nessas linhas, o sistema de isolação deve ser mais robusto. Por essa razão, são usados o polietileno ou o XLPE, bem como por vezes o teflon e silicone. Ainda, as buchas são feitas em vidro ou porcelana, ou materiais compostos, para maior duração.

 

Sistemas eletrônicos

Em aparelhos, em geral, a isolação dos condutores elétricos é feita com plástico e fibra de vidro. Ainda, nos casos em que se usa o silício como condutor, é possível alterar a condição do elemento para que sirva também como isolante.

 

Equipamentos de segurança

Os EPIs, cruciais para qualquer tipo de função que envolva correntes elétricas, evitam choques e acidentes graves. Para isso, são feitos em materiais como borracha, acetato ou silicone, por exemplo.

 

Como escolher o melhor tipo de isolação de condutores elétricos?

Na hora de fazer um projeto elétrico, é preciso ver a tensão elétrica do local, bem como o número de aparelhos colocados. Com base nesses itens, você pode optar pelo material mais correto. 

Estudar as instruções técnicas dos cabos e fios, também, é importante. Desse modo, pode evitar acasos, como quedas de energia ou mesmo curto-circuito.

 

Busque profissionais habilitados!

Para garantir um projeto adequado, é importante ter auxílio de alguém com perícia no ramo. Por isso, um eletricista ou engenheiro elétrico pode indicar qual o tipo de isolação ideal para cada caso.

Escolher um fornecedor de confiança também é essencial. A CABOMAQ FORESTIERI é uma das companhias mais renomadas no mercado hoje.

Fale com quem entende do assunto!