(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

Com a crise hídrica que o Brasil está vivenciando, a produção de energia alternativa está em alta, especialmente a energia solar.

O atual mercado livre de energia vem sofrendo evoluções para garantir a possibilidade de adquirir energia limpa e com menores custos.

Continue a leitura deste artigo, veja as tendências para o futuro da energia elétrica no país e o crescimento da energia fotovoltaica. Aproveite!

 

 

Cenário atual na energia solar e elétrica

 

As hidrelétricas são uma das principais fontes de energia elétrica do Brasil. Entretanto, com a escassez de chuvas e os baixos níveis de água dos reservatórios, sobrecarrega-se os custos com energia.

Com o uso das termoelétricas, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) repassa o custo de energia para o consumidor, através das chamadas bandeiras tarifárias.

Esse cenário de uma energia mais cara, acabou impulsionando o uso da energia solar, que além de ser mais barata, ainda é sustentável.

Estima-se que em 2021, mesmo durante o período da pandemia, o Brasil apresentou crescimento de 70% nas instalações de painéis solares, o que gerou 7,5 gigawatts (GW) de energia.

A Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), informou que o país possui cerca de 600 mil unidades que já utilizam a energia fotovoltaica, principalmente pela queda dos custos de implantação, que tiveram redução aproximada aos 90%.

O interessante desse posicionamento no Brasil em relação à energia solar é o foco com a sustentabilidade e a geração de novos postos de trabalho voltados para a produção de equipamentos fotovoltaicos.

Hoje o Brasil está na 11.ª posição mundial dentre os países com maior investimento em energia solar. Considerando que é um país tropical, com um clima que favorece esse tipo de energia, é esperado uma adesão maior.

O mercado livre de energia é outro fator que tende a mudar com o aumento da energia solar, afinal, com o crescimento das distribuidoras, a oferta com preços mais acessíveis e a possibilidade de utilizar uma energia limpa, é uma alternativa para empresas economizarem nessa questão.

Além da aquisição pelo mercado livre, as empresas também podem gerar a própria energia com a utilização do kit de energia solar, garantindo sua participação em ações sustentáveis e uma produção mais limpa e barata.

Veja a partir do próximo tópico algumas tendências do futuro para a energia solar no Brasil.

 

 

O futuro da energia solar

 

A Agência Internacional de Energia (IEA) efetuou um estudo e constatou que, desde 2020, o Brasil vem crescendo na produção de energias renováveis, e tem mantido essa tendência.

Com a premissa dos 3Ds da energia elétrica, que prevê a descarbonização, digitalização e descentralização, a busca por fontes de energias renováveis pode ser uma prioridade para diversos segmentos.

Veja a seguir algumas tendências para o setor de energia fotovoltaica. Confira!

 

 

Redução para implantação do projeto de energia solar

 

Ainda segundo a Absolar, o preço dos kits de energia solar teve uma redução de valores nos últimos 40 anos.

Essa redução favoreceu a implementação de projetos para geração de energia solar, já que o custo dos equipamentos ficou mais acessível.

Espera-se ainda uma redução maior nos próximos anos, permitindo um número maior de instalações, tanto residenciais como comerciais.

Outra vantagem é a competitividade para esse segmento, que vai facilitar a aquisição do consumidor.

 

 

Energia solar será a principal energia do mundo

Não só no Brasil, mas em outros países do mundo, a energia fotovoltaica vem se expandindo bastante. Principalmente com as preocupações com o meio ambiente e aquecimento global. 

Com isso, espera-se que a energia solar acabe se tornando a principal fonte de energia do mundo, visando minimizar os impactos das atuais crises energéticas e a poluição do meio ambiente.

 

 

Aumento do uso da energia solar empresarial

Outra tendência é que as empresas investirão em sistemas para produção de energia solar, considerando o custo-benefício das instalações.

Essa medida vai contribuir para a responsabilidade social da empresa e seu compromisso com o meio ambiente com a redução de emissão de gases poluentes.

Outro ponto interessante é a redução do custo de produção, já que boa parte das indústrias precisam de energia elétrica para manter seu funcionamento.

Assim, com um serviço mais acessível, a energia solar irá favorecer a competitividade entre os segmentos, possibilitando um crescimento sustentável para o mercado.

 

 

Geração de mais postos de trabalho

A instalação dos painéis fotovoltaicos também contribuem para a geração de novos postos de trabalho, não só para aprimoramento da tecnologia como também fabricação e instalação de todo o ecossistema sustentável.

Com o crescimento do setor, o mercado exigirá profissionais mais capacitados e especializados em sistemas de geração de energia solar.

 

 

Armazenamento de energia solar

O armazenamento da energia fotovoltaica é um dos principais desafios do segmento.

No Brasil, locais mais remotos já utilizam tecnologias para armazenar a carga de energia solar,  sem a necessidade de conexão com as redes de distribuição de energia elétrica convencional, o que é o ideal.

Esse sistema, chamado energia solar off-grid, também é uma tendência para impulsionar o mercado.

Como vimos, o futuro da utilização em massa da energia solar no Brasil e no mundo já é uma realidade. 

No Brasil, o uso da tecnologia tende a crescer ainda mais, principalmente por termos fontes inesgotáveis para a produção de energia limpa e renovável, já que somos um país privilegiado com alta incidência de luz solar.

Isso favorece ainda mais o uso da energia solar na preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

 

 

Para projetos de energia solar, utilize os cabos da Cabomaq.

 

Para trabalhar com cabos de garantia, qualidade e procedência que vão potencializar seu projeto de energia solar, a solução é Cabomaq Forestieri.

Você pode contar com a experiência de mais de 30 anos na fabricação de cabos com altos padrões de qualidade. Seu projeto será desenvolvido com soluções de alta performance e fabricados em conformidade com as normas exigidas. 

Entre em contato com a Cabomaq garanta cabos de alta performance para complementar seu projeto.

Esse artigo te ajudou? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para outras novidades. Até a próxima!