(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

O uso de fontes de energia elétrica renováveis ou não tem os seus impactos ambientais e diferença de custo. Portanto, conheça algumas das que estão presentes no Brasil e quais os principais pontos que se leva em conta sobre o uso de cada uma.

 

 

Fontes de energia elétrica

 

A energia, como conceito básico da física, é a capacidade que um objeto ou substância tem de realizar uma ação. Assim, seja ela de movimento, luz ou aquecimento, há uma transferência de energia.

Logo, existem várias fontes que transformam um tipo de energia em eletricidade. É a mesma lógica de um ventilador que converte a fonte elétrica para realizar um movimento, por exemplo.

As fontes de energia elétrica presentes em um país desenvolvem, portanto, um papel essencial para:

  • Qualidade de vida;
  • Economia;
  • Desenvolvimento de tecnologia;
  • Funcionamento de grandes fábricas e centros comerciais.

Por esses motivos, as pesquisas estão em busca de fontes de energia capazes de suprir os mais diversos setores e de causar menos impacto no ambiente.

 

 

Tipos de fontes de energia elétrica

 

As categorias principais são as fontes renováveis e as não renováveis. Então, as do primeiro tipo são as que usam recursos naturais que correm baixo ou pouco risco de extinção para geração de energia.

Já as do segundo tipo, não renováveis, usam recursos presentes na natureza, mas que um dia vão acabar.

Então, conheça os principais tipos presentes no Brasil:

 

Hidrelétrica

É o principal tipo de geração de energia no Brasil e pertence à categoria das fontes renováveis. Assim, um ponto positivo é que não há emissão de gases na atmosfera, mas ainda existem impactos ambientais, por exemplo:

  • Mudança no curso dos rios;
  • Alteração na fauna local;
  • Desmatamento na área das usinas.

Mesmo que a água seja um recurso que se renova, os períodos de seca podem prejudicar a geração de energia nesse setor.

 

Como funciona?

As usinas hidrelétricas usam a força da água para movimentar turbinas dentro de grandes barragens construídas. Assim, a energia mecânica das turbinas passa por um conversor e gerador que a transforma em eletricidade.

conheca-as-principais-fontes-de-energia-eletrica

Foto: As hidrelétricas são as principais responsáveis pela geração de energia no Brasil.

 

 

Eólica é uma das fontes de energia elétrica renovável

 

Com um recurso como o vento, essa é uma das fontes limpas que tem sido produzida em alguns estados do nordeste brasileiro. Assim, é uma alternativa boa para o meio ambiente, porém também apresenta alguns pontos negativos:

  • Pode prejudicar a migração de aves;
  • Impacto sonoro para pessoas que moram próximos às turbinas eólicas;
  • O vento é um recurso instável;
  • Custo para construir e manter parques eólicos.

Para usá-la como uma das fontes de energia elétrica, portanto, é mais difícil por conta das condições climáticas de cada região do país. Ainda assim, hoje ela atua em cerca de 11% da geração de energia no país.

 

Como funciona?

Os aerogeradores possuem três hélices que giram de acordo com a presença de vento no local. Assim, os colocam em locais altos para fazer esse trabalho. Em uma parte interna dele, há um gerador que multiplica a energia de movimento e a converte em eletricidade.

Conheça as principais fontes de energia elétrica!

Foto: A energia eólica representa cerca de 11% da geração de energia no país.

 

 

Energia solar

 

Também usa um recurso natural e limpo que é a luz solar, e algumas das regiões do Brasil já tem usado para atender redes domésticas ou comerciais. Então, alguns pontos sobre esse tipo de energia são:

  • Alto custo das placas;
  • Também afeta a migração de aves;
  • Aquecimento da atmosfera em regiões com usinas.

 

Como funciona?

Existem duas formas de usar a luz solar como uma das fontes de energia elétrica, a térmica e a fotovoltaica. Portanto, a primeira usa o calor da luz para gerar vapor e ele aciona os geradores que convertem a energia.

Já a segunda opção usa a radiação solar captada pelos painéis e isso gera uma corrente contínua. Assim, um inversor é quem faz o processo de convertê-la em corrente alternada para uso doméstico, por exemplo.

Conheça as principais fontes de energia elétrica!

Foto: Energia solar captada através do método fotovoltaico.

 

 

Combustíveis fósseis como fontes de energia elétrica

 

Esse tipo de matéria-prima para a conversão em energia elétrica não é renovável e causa impactos ambientais mais sérios que as anteriores. Mas ainda é a mais usada em países como China, Índia, Estados Unidos e Rússia.

A matéria para esse uso, portanto, é a que pode ser encontrada na natureza e que a sua queima gera energia. Então, de acordo com a qualidade elas têm boa porcentagem de carbono em sua composição, os principais são:

  • Petróleo;
  • Carvão mineral;
  • Gás natural.

No Brasil, o uso dessas fontes de energia elétrica não é tão grande se comparado ao das usinas hidrelétricas. Mas quando há períodos de seca e diminuição do nível das barragens ela é a alternativa. Assim, os principais pontos negativos dela são:

  • Alto custo;
  • Emite gases tóxicos;
  • Contribui para a poluição;
  • Fonte limitada.

 

 

Como funciona?

Em geral, nas termelétricas há um processo parecido com o das usinas hidrelétricas. Mas a diferença é que com essa fonte se usa apenas o vapor da água para girar as turbinas e gerar energia elétrica.

 

 

Uso consciente dessas fontes de energia elétrica

A cada dia que passa há uma preocupação maior em usar essas fontes de energia de maneira consciente. Portanto, essa é uma tendência que veio para ficar e será responsável por gerar novas soluções dentro desse cenário.

 

 

O que achou do conteúdo?

Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das novidades!

 

Até breve! 😊