(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

Os cabos antichamas são uma exigência das normas brasileiras para instalação elétrica pois eles podem ajudar na prevenção de acidentes causados de curto-circuito. Agora, vale a pena conhecer os detalhes deste produto, bem como suas vantagens.

O PVC, atualmente, é o material mais utilizado para isolação de cabos elétricos por ser de baixo custo e fácil manuseio. Porém, um dos problemas do PVC é a emissão de gases tóxicos quando em contato com o fogo. Deste modo segundo as normas da ABNT NBR 5410 e a NBR 13570 é obrigatório o uso de cabos com baixa emissão de gases tóxicos (Foretox) em locais de grandes aglomerações como shoppings, aeroportos, hospitais, igrejas, estádios, escolas, universidades, etc.

 

 

E então, por que é essencial usar esses cabos?

 

Porque esse tipo de cabo não propaga chamas, bem como diz o seu nome. Ou seja, ele acaba sendo muito mais seguro comparado com os que não têm esse tipo de tecnologia de proteção.

O usuário, então, deve prestar atenção na hora de comprar esse tipo de produto. Afinal, é preciso adquirir um de qualidade para garantir que não só ele, como todos no local estejam protegidos.

 

Os cabos antichamas são utilizados em:

  • Instalações residenciais
  • Instalações comerciais
  • Instalações Industriais

 

E os Cabos com baixa emissão de fumaça (Cabos Atox), o que são?

 

Na Cabomaq, damos o nome de CABOS FORETOX. São cabos revestidos com compostos termoplásticos não halogenados. Dessa forma, eles não só retardam o aumento das chamas, como possuem baixa emissão de fumaça.

 

 

Para quais locais o uso dos cabos Atox é indicado?

 

Costuma-se recomendar esse tipo de cabo para instalações em locais e estabelecimentos que tem por hábito ter grande fluxo de pessoas como:

  • Cinemas
  • Teatros
  • Casas de shows
  • Igrejas
  • Estádios
  • Shoppings
  • Escolas

Foto: Para instalar os cabos antichamas, é necessário um profissional qualificado.

 

Quais as vantagens dos cabos ATOX?

 

As grandes vantagens desses cabos são a baixa emissão de fumaça e menor propagação de fogo. Além disso, ele também produz menos gases tóxicos em comparação com o isolamento em PVC.

Em resumo, esses benefícios trazem mais segurança para qualquer espaço em que estejam instalados.

Por exemplo, no caso de algum incidente com fogo, as pessoas no local têm menor risco de morrer por intoxicação respiratória. Ou, é maior a possibilidade de se

locomover melhor pelo lugar nessas situações. Afinal, a densidade da fumaça é menor, o que faz com que seja mais fácil de enxergar e se salvar.

Outras vantagens são:

  • Podem ser usados em alarmes de incêndio;
  • O usuário pode utilizá-los em sinalizadores de emergência.

 

O que levar em conta antes de instalar?

 

É preciso considerar fatores como quem vai fazer a instalação, pois o ideal é ter um profissional qualificado que possa fazer este serviço. Logo, faça uma boa pesquisa e verifique se ele usa os equipamentos corretos para essa função.

 

Sempre escolha o mais seguro

É este o ponto que se deve manter em mente antes de comprar os cabos antichamas. Por fim, lembre-se de que prevenção nunca é demais e vale a pena investir em equipamentos que garantam a segurança dos locais com grande volume de pessoas transitando.

 

 

Os cabos antichamas e o custo-benefício

 

Algo que você já deve saber, é que o mais barato nem sempre é o melhor. Inclusive, nesse caso o mais acessível pode sair muito mais caro devido aos riscos oferecidos para a saúde e vida das pessoas. Então, não tenha essa como a sua primeira opção quando comprar os cabos.

De fato, o cabo atox não é dos mais baratos disponíveis no mercado. No entanto, ele ainda é uma opção melhor por causa de todos os benefícios. Portanto, a real economia deste produto o usuário nota melhor a longo prazo.

Pois devido a sua qualidade superior, oferece vida útil mais longa em comparação com os outros cabos.

 

 

Os cabos atox valem a pena?

 

Ao levar em conta todos os pontos levantados até aqui, essa é uma boa opção. Acima de tudo, se a instalação elétrica for em um local de aglomerações como shoppings. Afinal, esse produto pode ajudar a prevenir acidentes e problemas com choque elétrico.

Sempre tenha em mente a aquisição de cabos de boa qualidade e de fornecedores confiáveis, pois só assim você terá a garantia de segurança das suas instalações.

A CABOMAQ FORESTIERI é uma empresa renomada no ramo de cabos elétricos, vale a pena conferir as nossas opções.

Temos o cabo ideal para a sua instalação.