(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

A quarta revolução industrial traz consigo um conceito muito importante, que é a sustentabilidade. Dentro desse contexto a energia solar apresenta um papel importante.

A necessidade de trabalhar com uma energia limpa e que gera menos impactos ambientais já é praticamente uma medida necessária que a indústria deve tomar.

O uso de novas tecnologias aliado à geração própria de energia renovável é uma parceria que garante maior produtividade, menor custo e ainda ações sustentáveis.

Continue a leitura deste artigo e veja como a energia solar se relaciona com os padrões da indústria 4.0, estabelecendo operações com o mínimo de impactos ambientais. Aproveite sua leitura! 

Energia solar e indústria 4.0

Um dos princípios da indústria 4.0 é garantir maior eficiência no processo de produção. Com o uso de tecnologias, é possível obter operações mais otimizadas, produtivas, com menor custo e produtos finais de maior qualidade.

Entretanto, essa eficiência não se resume somente aos processos produtivos, mas também ao uso consciente de recursos naturais durante a produção.

Isso significa que além de operações mais produtivas, a indústria também deve utilizar a tecnologia para favorecer a redução da produção de resíduos, emissão de gases poluentes e diminuição de consumo de energia.

Para atender a questão do consumo energético nas indústrias, entra a energia solar. A possibilidade de utilizar uma energia com menor custo e totalmente sustentável é uma medida importante para diminuir os impactos ambientais e ainda economizar no custo de produção.

Além disso, com a preocupação global em relação ao meio ambiente, a energia solar é uma forma de fortalecer a indústria no mercado, deixando em evidência sua responsabilidade social.

No próximo tópico vamos abordar sobre o uso da energia solar na indústria.

A utilização da energia solar pela indústria

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a indústria no Brasil é responsável por mais de 30% do consumo final de energia produzida e aproximadamente 40% de toda energia consumida no país.

É claro que as indústrias não podem interromper suas operações, principalmente com o alto volume de máquinas que trabalham de maneira ininterrupta.

No entanto, em relação à eficiência energética e impacto ambiental gerado pelo alto consumo de energia, fica evidente que as indústrias precisam de medidas eficientes para contornar essa situação.

A energia solar é uma alternativa inteligente para garantir produção de energia elétrica suficiente para suprir todas as demandas industriais.

O uso de energia solar na indústria pode ser aplicado em diversos processos, desde o funcionamento de máquinas, iluminação, climatização e até mesmo processos que precisam de aquecimento de fluidos.

É importante ressaltar que a tecnologia fotovoltaica também evoluiu, o que facilita a elaboração e instalação de sistemas para captação da radiação solar.

Apesar do investimento inicial, o uso de energia solar na indústria garante diversos benefícios, não só para o meio ambiente, mas também para as relações de negócios.

Os benefícios da energia solar para a indústria

Hoje, com as novas tecnologias da quarta revolução industrial, é possível contar com máquinas que consomem menos energia e sistemas de monitoramento do consumo para identificar e controlar os gastos com energia elétrica.

Essas medidas aliadas ao uso da energia solar garantem diversos benefícios à indústria, como veremos a seguir.

Sustentabilidade

Como mencionamos ao longo do texto, a sustentabilidade é uma das preocupações do setor empresarial.

A energia solar é proveniente de uma fonte totalmente limpa e renovável, favorecendo o uso consciente dos recursos naturais e diminuindo os impactos ao meio ambiente.

Além de não ser poluente, a fonte de energia nunca se esgota, possibilitando que as empresas possam gerar a própria energia que será utilizada em seus processos de produção.

Aumento da lucratividade

O investimento de instalação de sistemas fotovoltaicos em indústria pode ter um retorno relativamente rápido, podendo ser recuperado em até 2 anos, considerando o seguimento ao qual foi aplicado.

Considerando que a indústria é a maior consumidora da energia produzida pelo país, a economia nos custos de energia pode ser observada em até um ano, quando começa a recuperação do investimento realizado.

É importante lembrar também que o uso de energia solar na linha de produção diminui os custos, favorecendo a comercialização do produto no mercado.

Menor custo de manutenção

Os painéis fotovoltaicos utilizados para a geração de energia solar demandam baixo custo de manutenção, exigindo somente limpeza semestral.

Outro ponto favorável da energia solar é que o sistema utilizado para captação e geração possui uma vida útil longa, podendo se estender em até 40 anos.

Incentivos fiscais

Em 2015 foi criado o Programa de Desenvolvimento da Geração de Energia Elétrica Distribuída (ProGD). O objetivo desse programa é a redução do consumo de energia termoelétrica pelas indústrias.

Assim, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil passaram a oferecer linhas de crédito exclusivas para implantação de sistemas de geração própria de energia.

Atualmente, diversas outras instituições financeiras trabalham com linhas de financiamento voltadas para investimentos em sistemas fotovoltaicos para indústrias, que podem ser pagos em até 120 meses.

Aumento da competitividade

Empresas que utilizam energia solar juntamente com os pilares da indústria 4.0 tendem a aumentar sua competitividade no mercado.

Além de melhorar a capacidade produtiva e diminuir os custos de produção, a imagem de uma indústria sustentável favorece suas negociações, seja com investidores e clientes.

Isso é fundamental para estabelecer bons relacionamentos comerciais e destacar a empresa no mercado como uma instituição que se preocupa com o meio ambiente e as futuras gerações.

Como vimos, indústrias que optam pela utilização da energia solar podem contar com diversos benefícios, especialmente quando seu uso está associado aos pilares da indústria 4.0.

Por fim, é importante lembrar que a energia solar já é um segmento industrial que integra a cadeia produtiva das indústrias, garantindo soluções sustentáveis e contribuindo para a geração de empregos.

Esse conteúdo te ajudou? Comente, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para outras novidades. Até a próxima!