(11) 4750-2862 (11) 98124-0897

Os cabos de alumínio são produtos eficientes, sustentáveis e que sempre estão presentes na construção civil.

Apresentando alta performance em projetos de instalações aéreas, os cabos de alumínio integram o grupo dos metais supercondutores, utilizados no mercado de energia.

No artigo de hoje falaremos sobre os cabos de alumínio e como estão sendo aplicados na construção civil. Tenha uma excelente leitura!

 

 

Uma prévia sobre os cabos de alumínio

 

O alumínio é um metal abundante na natureza, portanto representa um ótimo custo para a fabricação de cabos.

Estima-se que um quilo de alumínio é compatível com dois quilos de cobre para a fabricação de cabos. Isso garante uma boa economia para os projetos elétricos.

Por serem leves e bons condutores de calor e energia, os cabos de alumínio garantem eficiência e segurança para as instalações elétricas, especialmente as de transmissão aérea.

Apesar dos cabos de cobre ainda serem utilizados com mais frequência do que os cabos de alumínio nas instalações prediais, eles ainda representam uma solução eficiente e econômica para projetos de redes de transmissão e usinas de energia.

Dentre as principais características dos cabos de alumínio, podemos destacar:

  • Boa resistência mecânica;
  • Alto nível de condutividade elétrica;
  • Boa condutividade térmica;
  • Alta refletividade;
  • Ausência de magnetismo;
  • Metal maleável;
  • Leveza;
  • Custo acessível;
  • Totalmente reciclável;

 

 

Aplicações dos cabos de alumínio

 

Por sua leveza, esse fio condutor possui alta empregabilidade em redes de transmissão de energia aéreas de longas distâncias, e por possuir um custo mais acessível, é ideal para a construção de redes de energia entre regiões urbanas.

Sua utilização gera também economia para esse tipo de rede, já que o custo permite que ele seja utilizado em grandes extensões.

O alumínio pesa o equivalente a um terço do cobre, sendo possível transmitir 62% de energia em relação ao cobre.

Essa propriedade possibilita um espaçamento maior entre as torres que comportam as linhas de transmissão, reduzindo o custo do projeto.

Para redes de transmissão de energia de alta tensão, e redes de distribuição de média e baixa tensão aérea, são utilizados cabos de alumínio nu, com ou sem alma de aço.

Algumas instalações do tipo também podem utilizar cabos de alumínio com ação anti tracking, isolados em XLPE, neutro de sustentação ou isolados.

As instalações de distribuição com energia de baixa tensão por via aérea, também podem utilizar cabos concêntricos e com sistema antifurto de energia.

Os condutores de alumínio também podem ser implementados em sistema de grid de média e baixa tensão e para geração de energia eólica.

Além do setor de energia, os cabos de cobre também possuem usabilidade na construção civil, favorecendo diversos tipos de aplicações. É sobre isso que falaremos no próximo tópico.

 

 

O uso dos cabos de alumínio na construção civil

 

Uma das utilizações dos cabos de alumínio na construção civil é nas obras de galpões de longa extensão, que precisam de rede de energia aérea, também são aplicados na construção de projetos para energia fotovoltaica centralizada em instalações subterrâneas.

Para esse tipo de aplicação, é indicado o uso de condutores de alumínio isolados em EPR ou XLPE. Alguns tipos de instalações podem requerer os cabos blindados.

Em redes de transmissão de energia de alta tensão e distribuição de energia de média tensão em instalações subterrâneas, os condutores de alumínio também são indicados.

 

 

A sustentabilidade para o uso dos cabos de alumínio

 

A utilização do condutor de alumínio contribuiu para a sustentabilidade dos projetos elétricos, tanto no setor de energia como na construção civil.

O alumínio é um metal totalmente reciclável, podendo ser reutilizado em diversas outras aplicações. Trabalhar com metal reciclado garante mais economia de energia e menor impacto ambiental com a extração de minério.

Outro ponto que favorece a sustentabilidade com o uso dos fios condutores de alumínio é a economia de materiais para construção de torres.

Além das estruturas desse material serem mais leves, diminuindo assim o custo de transporte, também permitem um distanciamento maior entre os pontos de transmissão.

Apesar de terem uma usabilidade menor em relação aos cabos de cobre, os condutores de alumínio são produtos que atendem perfeitamente a diversos projetos elétricos voltados para a construção civil.

Com os avanços tecnológicos e novos estudos sobre os materiais, os cabos de alumínio tendem a ganhar versões mais potentes e vão representar um ótimo custo-benefício, unindo aumento da empregabilidade com recursos que vão garantir a eficiência dos projetos elétricos.

 

 

Cabos de alumínio é com a Cabomaq

 

A Cabomaq é uma empresa com mais de 30 anos de experiência na fabricação de cabos de alumínio, fornecendo qualidade e procedência para sua linha de produtos.

Fale com um de nossos especialistas e adquira as melhores soluções do mercado de cabos de alumínio para seus projetos elétricos.

Você também pode contar com a equipe especializada no suporte completo ao cliente em todo o Brasil.

Garanta eficiência e qualidade para suas instalações com as soluções de cabos de alumínio da Cabomaq.

 

O que achou deste artigo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!